terça-feira, 4 de dezembro de 2012

318 - Cão come cão (Perro come perro) – Colômbia (2008)



Direção: Carlos Moreno
Roteiro: Carlos Moreno; Alonso Torres
El Orejon é um chefão violento e agorafóbico que vive rodeado de telescópios num apartamento luxuoso no centro de Cali, na Colômbia. Quando seu afilhado é assassinado, ele pede a uma feiticeira de vodu para vingá-lo jogando uma maldição mortal no atirador, Eusebio. Longe dali, Victor é contratado pelo chefão para cobrar dinheiro de dois gêmeos que tentam adiar o pagamento.

Um excelente filme de ação, com a crueldade do narcotráfico colombiano e a identidade do cinema latino-americano.
Cão come cão tem uma história interessante, ainda que partindo de um argumento comum nesse gênero. Sua originalidade, no entanto, é percebida no ótimo trabalho de direção.
A estética do filme foi trabalhada com minúcia. Sua paleta de cores traz um diferencial, o jogo de câmeras é muito bem feito e as metáforas com os “cães” enriquecem a narrativa.
O clima tenso do filme também é equilibrado com elementos da cultura colombiana, como suas paisagens urbanas e, sobretudo, pelo desenvolvimento paralelo de um acontecimento regido pela perspectiva religiosa. A personagem da “preta véia” insere na história um cunho religioso, algo que no Brasil se aproximaria da Umbanda, e que reforça a identidade cultural presente neste filme colombiano. No entanto, faltou amarrar melhor esse acontecimento, o que deixa o roteiro um pouco enfraquecido.
O trabalho de montagem também é muito bem elaborado e ganha destaque principalmente na seqüência final, com cortes precisos e um jogo de planos e fade out que finaliza a história com preciosismo, à altura do que foi delicadamente elaborado durante todo o filme, sob o rigor técnico do diretor Carlos Moreno.
Sem dúvida, Cão come cão enriquece ainda mais o cada vez melhor cinema latino-americano.


Minha nota: 8,2
IMDB:  6,5
ePipoca: -

Sugestão: A última noite

Download:


5 comentários:

  1. Os últimos links que você postou no Rapidshare estão inválidos, já o do Depositfiles está ok.

    Abraço e parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o documentário Guerras Alheias é a novidade do mês, uma vez que abre a 13 de Junho e apresentou várias entrevistas que falam sobre o problema das fumigações de plantações de coca na Colômbia. Em http://www.hbomax.tv/sinopsis.aspx?prog=TTL607282 ver mais detalhes.

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo.
    Todos os links estão quebrados. Poderia repostá-los ou me enviar por email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo. Atualizei, pode tentar baixar agora.

      Excluir