quarta-feira, 19 de setembro de 2012

223 - A opinião pública (idem) – Brasil (1967)



Direção: Arnaldo Jabor
Roteiro: Arnaldo Jabor; Carlos Drummond de Andrade
Esse documentário faz um mergulho na vida das pessoas da classe média do Rio de Janeiro.

Antes de se tornar um reacionário, com um discurso elitista financiado pelos grandes setores conservadores do País, Arnaldo Jabor já andou com uma turma progressista, do Cinema Novo. Em A Opinião Pública, o diretor já anuncia que o filme faz parte desse movimento. E, de fato, traz uma proposta estética para o documentário pouco comum no Brasil, além de uma abordagem que em muito se aproxima com o Cinema Verdade europeu.
Com o filme, Jabor busca um retrato da sociedade carioca, sobretudo sua classe média. São representadas pessoas, famílias, profissionais, registrados em seu cotidiano e respondendo questionamentos sobre suas vidas, empregos e existencialismo.
Intercala-se com os depoimentos dos entrevistados, uma voz narrativa extremamente provocadora. O texto, bem ao bom estilo de Jabor (sim, seu texto continua de uma qualidade ímpar ainda hoje), julga a classe média urbana como um setor da sociedade acomodado e omisso em relação à política, e fadado a um futuro existencialmente pobre, devido à opressão de uma máquina que cria uma legião de trabalhadores frustrados e mecânicos, que se submetem a um enquadramento profissional e social a fim de garantir sua sobrevivência, mas em detrimento de sua emancipação existencial. Em outras palavras, Jabor considera a classe média uma aglomeração de pessoas medíocres. “Mediocrizadas” por si e pelo sistema.
As provocações e julgamentos do diretor são bastante interessantes, sobretudo algumas frases de impacto que de fato faz qualquer um refletir sobre sua condição. Outro trunfo são as banalidades de alguns depoimentos, como no da jovem que critica uma rival por ser muito atirada e dar em cima de seu namorado, agindo – segundo ela – como “homem”. Passagens naturais como essas são curiosas e até engraçadas, pois permite comparar o modo de pensar, vestir, comportar, sonhar ... de 1967 com as pessoas de 2012.
A Opinião Pública é mais um importante filme no hall de documentários brasileiros.


Minha Nota: 7,5
IMDB: 6,3
ePipoca: 3,4


Download:

8 comentários:

  1. Não conhecia este documentário e fiquei curioso.

    Vou conferir.

    Ótima dica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ideologias à parte,o texto de Jabor é sempre bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. olá , voces não teriam o documentário O Circo também do Jabor de 1966? estou a tempos atrás e não consigo localizar. Seria muito grata por uma reposta. Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tenho o torrent desse filme. Me mande um email 366filmesdeaz@gmail.com que eu te respondo enviando o arquivo.

      Excluir
  4. Az, desculpe me meter na conversa, mas poderia passar para mim também o arquivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monalisa. Atualizei o link de A Opinião Pública. Se não conseguir baixar, me escreve no 366filmesdeaz@gmail.com que eu te mando.
      abraço

      Excluir
  5. Link do filefactory offline. Seria ótimo se pudesse disponibilizar no mega ou mediafire.

    Quem quiser ver em baixa qualidade, tem no youtube:
    https://www.youtube.com/watch?v=2SGJHK8Akq0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link continua ativo, o problema é ue o filefactory tem um limite de diário de downloads. Há algum tempo penso em trocar, vou dar uma olhada no mega e no mediafire.

      Excluir