sábado, 28 de abril de 2012

76 - Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment) – Estados Unidos (1960)


Direção: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder; I.A.L. Diamond
Um funcionário ambicioso (Jack Lemmon) descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes. A tática inicialmente dá certo, mas passa a ser ameaçada quando ele se apaixona pela amante de um de um deles.

O Apartamento (que não sei por que traduziram “Se meu apartamento falasse”) é uma prova de que se pode fazer ótimos filmes a partir de uma história simples, mas ao mesmo tempo bastante original. Da mesma forma com que já havia feito em Quanto mais quente melhor, Billy Wilder traz graça e comicidade ao enredo, conquistando com isso a atenção do espectador. Méritos, também, aos seus atores, em especial a Jack Lemmon, que esteve presente nos dois filmes , com grandes atuações – agora ficou mais claro em quem Jim Carrey se inspirou.

Billy Wilder consegue superar seus próprios clichês e tornar a história divertida e particular. É, também, bastante criativo na hora de pensar seu argumento e desenvolvê-lo. O Apartamento é mais uma deliciosa obra do diretor.

O filme também é muito recomendado para solteiros que moram só e que às vezes não sabem onde colocaram o escorredor do macarrão.






Minha nota: 7,9
IMDB:  8,4
MelhoresFilmes: 9,4

Download:

4 comentários:

  1. Gostei deste filme porque ele tem um humor leve e tem um trio de atores super afinados. Shirley Mc laine no frescor da juventude e em uma de suas melhores interpretações. Fred Mac Murray que já era um ator consagrado dando mais um show de interpretação e por Jack Lemmon simplesmente dando seu toque especial de interpretação. Um filme indispensável pra quem curte Billy Wilder.
    Se puder poste Doctor Faustus ( 1967). É um filme que tem Richard Burton e Elizabeth Taylor no elenco . abraços e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, Anônimo! Esse trio de atores faz o diferencial do filme. Quanto a Doctor Faustus, vou por aqui na minha lista. Valeu, abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vou baixar! Adorei Some like it hot e achei que a atuação do Jack Lemon deu a graça em Books, bells and candles. Agora estou louca atrás da filmografia dele =)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack Lemon é ótimo mesmo. Ainda paro para ver os seus primeiros filmes. Assisti alguns quando ele já estava velho, mas preciso ver os do começo de carreira. Some like é um clássico mesmo, excepcional. Acho que você vai gostar de Se meu apartamento falasse.
      abraço

      Excluir