Páginas

sábado, 1 de agosto de 2020

O triunfo da vontade (Triumph des Willens) - Leni Riefenstahl (Alemanha, 1935)


Direção: Leni Riefenstahl
Sinopse: O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.


Eu nunca imaginei que um dia pararia pra ver esse filme. Mas o Brasil de Bolsonaro me despertou a curiosidade de ver documentários como esse, que retratam a ascensão de líderes nazistas. O preocupante é que esse mar de gente que legitimou Hitler são pessoas comuns, que podem ser iguais aos que a gente encontra ali na esquina. Por uma série de fatores políticos e uma crise econômica profunda, essas pessoas são capazes de dar seu voto para um governo nazista e as consequências disso são imprevisíveis.

Hitler não nasceu do dia pra noite. Da sua eleição até o início da Segunda Guerra Mundial foram 6 anos. Antes disso, muita água rolou. Com o lema "Alemanha acima de tudo", Hitler apelou ao nacionalismo da população, que foi na onda provocada pela principal arma para mobilizar corações e braços armados: a propaganda nazista. Naquela época não existia o conceito de Fake News.

Por isso, faz todo o sentido ver filmes como esse e tentar se aproximar dos cidadãos e cidadãs que foram responsáveis por um dos governos mais genocida da História. Terminado o filme, difícil não ficar apreensivo e frustrado. Mas também há espaço para a esperança por saber que essas pessoas não são necessariamente más. Algumas sim. Mas a grande maioria pode ter cedido ao desespero e sucumbido à sua própria ignorância.

Ainda há tempo.



Download:
Torrent + Legenda

4 comentários:

  1. Tô afastado de filmes, mas uma pérola dessa merece ser assistida.

    ResponderExcluir
  2. É um filme muito importante para entendermos o Brasil atual,sem dúvida.

    Aproveitando, eu sou o Fábio Henrique Carmo do antigo Cinema com Pimenta e gostaria de divulgar aqui (posso?) o canal no Youtube "24 Frames por Segundo", que mantenho desde janeiro deste ano. O canal é feito para você, cinéfilo. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCqL5CA4hNoUtux0nkF2lncQ/
    Obrigado e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Fábio. Boa sorte com esse projeto. Se tiver insta, me manda uma mensagem por lá @366filmesdeaz que eu divulgo nos stories.
      abraço,
      Alex

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir