Páginas

sábado, 25 de julho de 2020

Baseado em Fatos Raciais (Grass is Greener) - Fab 5 Freddy (EUA, 2019)


Direção: Fab 5 Freddy
Combustível para o jazz e o hip-hop, ela foi também o estopim de uma guerra contra as drogas baseada na injustiça racial. Este documentário analisa a complexa relação dos EUA com a maconha.


O documentário traz um apanhado histórico sobre o processo que fez da Cannabis uma planta amaldiçoada por políticos do alto escalão dos Estados Unidos. A maconha foi, inicialmente, muito consumida pela população negra e de origem mexicana - destaque para Louis Armstrong, que sempre foi um amante da erva - e passou a ser criminalizada numa guerra semelhante à daqui: a guerra aos pobres disfarçada de "guerra às drogas", servindo de bode expiatório para ampliação das políticas racistas que marcam a história dos Estados Unidos.

Lá, como cá, a criminalização da maconha enriqueceu políticos e grandes empresários que lucram com o tráfico e matou milhares de pobres, encarcerando tantos outros.

Outro elemento interessante que o documentário traz é que, apesar de diversos estados terem legalizado e regulamentado o uso e comércio da maconha, a população negra segue excluída desse novo mercado legalizado que vende a planta e artigos para seu uso. Ou seja, mesmo com o país começando a corrigir os erros do passado, a estrutura racista dos Estados Unidos ainda é algo de difícil solução.



Download:
Torrent + Legenda (arquivo não testado)

4 comentários: