quinta-feira, 12 de março de 2020

07 - Coringa (Joker) - Todd Phillips (EUA, 2019)


Direção: Todd Phillips
Sinopse: Gotham City, 1981. Em meio a uma onda de violência e a uma greve dos lixeiros que deixou a cidade imunda, o candidato Thomas Wayne (Brett Cullen) promete limpar a cidade na campanha para ser o novo prefeito. É neste cenário que Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos, com um agente social o acompanhando de perto, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens de Wall Street em pleno metrô. A atitude inicia um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.


A atuação de Joaquin Phoenix vale o filme, apesar de, na minha opinião, ser um tanto superestimado.

[SPOILER]

Vale abrir um parêntese para uma questão que o filme não responde de forma satisfatória. A mãe do Coringa realmente sofria de problemas psíquicos e criou em sua mente a ilusão de que Thomas Wayne era o pai biológico de seu filho? Sabemos que ao longo da história humana as sociedades patriarcais sempre acusaram, quando conveniente aos homens, as mulheres de serem loucas. Mulheres consideradas rebeldes eram enviadas para manicômios, para não "incomodar" os patriarcas. O machismo também produziu quadros de depressão nas mulheres e a "solução" era enviá-las aos hospícios. Se tratando de homens poderosos, era fácil de disseminar na sociedade, inclusive através da imprensa, o diagnóstico dado à mulher considerada louca.

Algo semelhante teria acontecido com a mãe do Coringa? Seria ela uma vítima, ao contrário do que o próprio filho concluiu ao ler os relatórios do hospital psiquiátrico?


Download:
Torrent + Legenda

2 comentários:

  1. roteiro fraco. Falta substância sobram clichês. Muito boa sua observação! um abraço

    ResponderExcluir
  2. Dirceu Scarparo Vargas24 de março de 2020 09:15

    Para mim o melhor filme do ano.Joaquin Phoenix em trabalho antológico.Abração.

    ResponderExcluir