segunda-feira, 2 de setembro de 2019

38 - Ganga Bruta (Humberto Mauro) - Brasil (1933)


Direção: Humberto Mauro
Sinopse: Na noite de núpcias, homem descobre que sua mulher não era virgem e, enfurecido, a mata. Depois, enriquece e se apaixona por uma jovem.


A sequencia inicial do filme é um feminicídio. Mas quem chegou atrasado na sessão e perdeu seus 5 primeiros minutos irá encontrar um romance banal, que nem de longe flerta com uma crítica ao machismo da época.

Aliás, à época, o filme foi muito mal recebido, sobretudo por conta de sua defasagem técnica na captação do áudio. Mas ressuscitou décadas depois, quando o baiano Glauber Rocha o considerou um dos melhores filmes nacionais.

Ganga Bruta, como normalmente acontece com obras produzidas há quase um século, serve de memória, que tem seus méritos e merece ser revisitado. Ele pode ser visto tanto por um olhar técnico de quem quer entender a evolução do cinema nacional, quanto por quem deseja se aproximar da cultura da época e compará-la com os dias atuais. 

Felizmente, nos dias de hoje, um feminicídio não seria tratado de forma tão corriqueira e banalizado dentro de um filme. Infelizmente, somente em 2018, pelo menos 4.254 mulheres foram mortas por serem mulheres. 


Download:
Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário