domingo, 4 de agosto de 2019

32 - Martírio (Vincent Carelli) - Brasil (2016)

Direção:  Vincent Carelli
Sinopse: O retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.


Desde 1500 foi iniciado o genocídio da população indígena que habitava o que conhecemos hoje como Brasil. Esse genocídio nunca foi interrompido, segue em marcha e talvez só termine quando o último índio for morto.

Diante do genocídio em curso, só resta aos que ainda estão vivos fazer o que fizeram seus antepassados: resistir até a morte. 

É por isso que esse filme é tão importante! Pois diante das leis da bancada ruralista; das decisões judiciais dos juízes do agronegócio; da criminalização pelos ministros; da invisibilidade dada pela mídia "agro é pop" e da bala dos grileiros; o audiovisual acaba sendo para os indígenas uma das poucas e importantes armas de resistência pela garantia do direito à vida e ao território.



Download:
Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário