terça-feira, 7 de maio de 2019

10 - Infiltrado na Klan (Spike Lee) - Estados Unidos (2018)


Direção: Spike Lee
Título original: BlacKkKlansman
Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.


Cinematrograficamente falando, é uma obra comum, roteiro simples. Surpreende a falta de ousadia de Spike Lee. No entanto, uma obra cinematográfica não se encerra em si. Ela tem o poder de transpor a tela e provocar debates na sociedade que aumentam a potência do filme. É o caso de BlacKkKlansman.

O filme vem em boa hora. Pois nunca é tarde para o Oscar premiar Spike Lee. Pois a KKK e seus valores racistas estão saindo do armário nos Estados Unidos, no Brasil e em diversas partes do mundo. E porque é preciso conhecer a História para evitar que a cadela do fascismo entre novamente no cio. 


Abaixo, a fala de Spike Lee ao receber o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.



Download:
Torrent + Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário