Páginas

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

80 - O Jovem Karl Marx (Le Jeune Karl Marx) -


Direção: Raoul Peck
Aos 26 anos, Karl Marx (August Diehl) embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny (Vicky Krieps). Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels (Stefan Konarske), filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles liderarão o movimento operário em meio a era moderna.


Marx não era só aquele velho barbudo com cara de intelectual. Marx também já foi jovem, teve que cumprir prazo pra entrega de artigos, foi questionado. E é esse contexto que o filme retrata. E, ao fazer isso, humaniza o mito. E - seguindo a dialética marxista - acaba construindo um novo mito: o Marx humanizado.

Pena que a direção é fraquinha e o roteiro muito pragmático, onde o próprio personagem Marx se apresenta com trajetórias e dilemas banais, genéricos, que cairiam bem pra qualquer um. Muito superficial na construção do personagem.


Download:
Torrent (legenda embutida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário