sábado, 13 de fevereiro de 2016

10 – No espaço não existem sentimentos (I rymden fins inga känslor) – Suécia (2010)


Direção: Andreas Öhman
Quando a namorada de Sam rompe o relacionamento, ele fica muito deprimido. Para animá-lo e fazer com que volte à sua vida normal, Simon decide ajudar o irmão a encontrar uma nova e perfeita namorada. Mas, vítima da Síndrome de Asperger, Simon percebe que a busca é muito mais complicada do que poderia imaginar e fica em dúvida se realmente poderá ajudar Sam.

- Comédia romântica ou ficção científica?
- Cães ou gatos?
- Você emite sons durante o sexo?
- Sabe lavar a louça?
- Trem ou ônibus?
- Ketchup ou mostarda?
- Esporte: sim ou não?
- Alcaçuz ou bala de fruta?
- Se vê namorando alguém que seja cientificamente perfeito para você?
- Você gosta do Simon?

“Um bom molho leva tempo, assim como o amor”


Download:
Torrent + Legenda

4 comentários:

  1. Olá Az, tudo bom?
    Mais um longa.
    Linda comédia romântica! Que filme fofo! Minha vida seria mais fácil se conseguisse reduzir minhas opiniões a algumas palavras, sem precisar pensar sobre o que estou vendo. Putz! Como seria mais fácil! Putz ! A vida é árida, é o sentir e o pensar que formam até onde e o modo como podemos enxergar.
    Tenho a impressão que o filme tendo sido classificado como comédia romântica tenha atraído um público maior. Será que foi essa a idéia? Eu o vejo como um filme lúdico, para despertar o olhar, de maneira sensível e divertida, para um assunto sério. “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”, já dizia Saramago.
    A questão é que, às vezes, nublamos o nosso pensar e alegremente nos paralisamos no lúdico. Certa vez, um conhecido, tendo assistido um filme sobre down disse, prefiro acreditar que foi ironicamente, Que filme apaixonante, desse jeito dá até vontade de ter um filho down.
    Asperger, assim como autismo, dislexia, síndrome de down e tantos outros distúrbios e transtornos tornam mesmo a vida mais complicada, no entanto eles apontam para algo também sério, o quanto os normais são reféns de adestramentos porque se enquadram dentro das regras normatizadas, a presença do diferente revela que Normal e normalidade é apenas um padrão de regulação,, padrão de condicionamentos e de aceitabilidade, de quanto se é bom e se presta para o sistema.
    Enfim, gosto muito do título original “Simple Simon”. Para o Brasil a tradução ficou sendo “No espaço não existem sentimentos”. Não sei bem qual foi a intenção de tanta mudança, mas penso que quem traduziu teve uma sacada que foi “genial “, não sei se foi intencional , realmente no espaço da ignorância humana não existem sentimentos, porque não podemos ter sentimento por aquilo que ignoramos, sentimento só existe quando ser humano repara e se importa com outro ser, seja humano ou não.
    Parabéns pela postagem é um filme que vale a pena ser visto, sempre se pode criar chances de construir pontes entre a diversidade dos mundos interiores
    Obrigado por deixar manifestar uma leitura do filme por outro viés.
    Abraço
    Soli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. particularmente, gosto muito de quem usa recursos "banais" para falar de coisa séria e para mexer no subjetivo. O humor é a maior invenção da natureza para se falar de dor, de sofrimento, de política, de guerra, de erros, frustrações. Benditos os cineastas que sabem usar esse recurso nos filmes e na vida. "No espaço não existem sentimentos" - concordo contigo, uma ótima escolha no nome, algo raro - o espectador alcança o que tiver preparado pra alcançar: para quem vê, o humor mamão com açúcar; para quem repara, os sentimentos mais profundos de si e dos outros. Enfim, é um belo filme, por isso e por tudo o que você já citou. Dá pra abrir um leque com um montão de reflexões. :)

      obrigado você, pela manifestação de seus olhares.
      abraço,
      Az

      Excluir
  2. Não tem esse filme com legenda embutida? Só acho no YouTube mas qualidade é pra lá de péssima. Me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catt,
      Não tenho ele com legenda embutida não. Mas existem programas que fazem isso. Você pode tentar baixar o filme, que vem com a legenda separada e tentar embutir. Eu nunca fiz, nem sei te recomendar o programa ideal, mas acho que não deve ser tão complicado.

      Excluir