quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

117 – Memória entre duas margens (Mémoire entre deux rives) – Burkina Faso (2002)


Direção: Frédéric Savoye; Wolimité Sié Palenfo
Fréderic Savayone e Wolimité Sié Palento revisitam a história da colonização francesa na região Lobi, a sudoeste de Burkina Faso. Nessa região, aldeias e famílias ainda estão marcadas pela lembrança desse período doloroso. Comparada aos arquivos dos administradores coloniais, a tradição oral permite restaurar cerca de um século de história, desde a chegada dos primeiros brancos até os dias de hoje. Através de depoimentos transmitidos de geração em geração, o filme desenvolve uma reflexão crítica a respeito da colonização e suas conseqüências individuais, sociais e religiosas.

Memória entre duas margens é o cinema fazendo aquilo que os livros de história não alcançam e somente a oralidade não garante. É a resistência da memória na construção e afirmação da identidade.

O filme aborda a invasão francesa na Burkina Faso, a exploração, a escravidão e a destruição geográfica, cultural, étnica. Por lá, algo recente. Mas muitas das relações retratadas se assemelham com o que passou por aqui e ainda segue vivo.

Memória entre duas margens é a história sendo representada por quem a viveu e a carrega em suas cicatrizes, rugas, cor, mente, fantasia, espírito e memória.


Download:
Torrent + Legenda

2 comentários:

  1. Oi!

    Não achei nada sobre esse filme no IMDB. Ele é um documentario?

    Abraços!

    ResponderExcluir