sexta-feira, 26 de junho de 2015

58 – Ao redor do Brasil (idem) – Brasil (1932)


Direção: Thomas Reis
Um dos primeiros documentários etnográficos do Brasil. O Major Afonso Reis pegou uma câmera e, com o auxílio do exército, saiu filmando pelos interiores mais inexplorados do país. Há aqui um pouco do ufanismo nacionalista dos primeiros anos do governo Vargas. Vemos índios se exibindo para a câmera, curiosos, como estivessem em frente a uma máquina de outro mundo.


Um dos primeiros “documentários” que desbravou o Brasil. As aspas se devem pelo fato de que, com a evolução da linguagem cinematográfica, o conceito de documentário é relativo. Pessoalmente, eu classificaria esse filme como um registro antropológico.

Ao redor do Brasil expõe, de um lado, tribos do Xingu e população de pequenos municípios do Norte e da fronteira do país. São um dos primeiros registros audiovisuais desses povos.

De outro lado, quem se expõe são os realizadores. É possível identificar o discurso típico de desbravadores, do tal “homem branco civilizado” em contato com o “selvagem”.

Como obra cinematográfica, Ao redor do Brasil é defasado, mais próximo do filme “Nanook, o Esquimó”, que é um dos clássicos da história por ser um dos embriões do cinema documentário. Já como registro antropológico, o filme dirigido por Thomas Reis é eterno, pode ser revisitado em qualquer década ou século, sobretudo por pesquisadores que buscam registros de um Brasil do começo do século XX.


Download:
Torrent (893 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário