sábado, 13 de dezembro de 2014

115 – Catastroika (Catastroïka) – Grécia (2012)


Direção: Aris Chatzistefanou
Elaborado pelos mesmos produtores de Dividocracia, o documentário trata da privatização de setores chave da economia tais como: comunicações, energia, transportes e água.
Passando pela Rússia de Boris Yeltsin, Inglaterra de Tatcher, Eua de Reagan, até chegar na Grécia atual, o documentário nos mostra como a ideologia neoliberal - que prega o Estado Mínimo - funciona na prática: utiliza o próprio Estado para transferir patrimônio público em serviço de interesses privados.



Documentário grego muito parecido com documentário argentino Memória do Saqueio. Não pelo formato, muito menos pela estética. Mas, pelo conteúdo. Enquanto o filme argentino, produzido em 2004, foi feito no momento em que o país estava no fundo do poço, devido à política neoliberal e privatarias (privatizações + corrupção do governo) desenvolvido na década de 1990, na Argentina; o filme grego, produzido em 2012, foi feito no momento em que o país estava no fundo do poço, devido à política neoliberal e privatarias (privatizações + corrupção do governo) desenvolvido na década 2000, na Grécia. Daí a semelhança. A história se repetindo como farsa.

Catastroika, no entanto, é mais superficial no conteúdo e um pouco cansativo no formato. Mas, ainda assim, uma fonte de informação interessante para compreender a crise que a Grécia e outros países da Europa vêm enfrentando.


Download:
Torrent + Legenda

2 comentários:

  1. Olá Az
    Passei para dizer que assisti um documentário bem legal e como foi um dos mais bonitos que já, ele fala de música, e me fez lembrar daquela brincadeira, aqui do blog, sobre a qual é a trilha que faz parte da sua vida, deixo a dica, pra mim foi como presente de papai Noel, espero que seja para voce também e quem sabe lhe traga ideias. O nome do documentário é ALIVE INSIDE 2014
    Assiste tá e se gostar depois me conta.
    abraço
    Soli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão sua é uma ordem. Já tá baixando e já entrou pra lista de 2015! :)

      Excluir