sábado, 12 de julho de 2014

69 – Outfoxed: a guerra de Murdoch contra o jornalismo (Outfoxed: Rupert Murdoch´swaronjournalism) – Estados Unidos (2004)


Direção: Robert Greenwald
Outfoxed entrevista ex-jornalistas da Fox News e mostra o lado escuro por trás da notícias. Os interesses das grandes corporações e das oligarquias formando e controlando a "opinião pública", transformando o jornalismo na chamada "imprensa marrom" liderada por Rupert Murdoch.

Documentário que faz uma análise do jornalismo praticado pela Fox News. Com o estudo de técnicas e depoimentos de ex-funcionários, Outfoxed contesta os princípios jornalísticos da emissora.

Nada tão diferente do que é praticado no telejornalismo brasileiro.

O filme é de 2004. Não sei se nesse período alguma lei nova pintou por lá, para democratizar a comunicação nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, ainda nos baseamos em uma lei de 1962, o que faz com que as grandes corporações façam suas próprias leis e definam as regras. Ou seja, o quarto poder na mão de meia dúzia de famílias. Famílias essas que, com seus interesses econômicos e políticos conduzem seu jornalismo a partir desses interesses, o que significa favorecer determinados grupos políticos, em detrimento de outros.


É por isso que Outfoxed continua atual, pelo menos por aqui. Recomendado para todos que não concordam com o oligopólio midiático no país e que lutam pela democracia.


Download:

Um comentário:

  1. Imperdível. Obrigatório. Esse fica semeando permanente junto com Rev ñ será tvnada Ponte Llaguno Hist ñ contada dos EUA e outros do tipo. Semeando sempre.
    Guilherme BH/MG

    ResponderExcluir