segunda-feira, 2 de junho de 2014

[ESPECIAL] !Hasta Luego!



Aos que acompanham esse malfadado blog, trago uma novidade. Estarei me ausentando por tempo indeterminado. A causa é boa – pelo menos pra mim.

Estou partindo por um mochilão pela América Latina.

No último 29 de maio me despedi de minha Salvador e desembarquei em São Paulo. E no próximo 9 de junho deixo Sampa pra trás, desço em Porto Alegre e de lá inicio minha jornada.

No trajeto previsto: Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. E de lá, decidir o que fazer (até onde a pouca grana e a saudade permitirem). Do início ao fim, todas as possibilidades serão consideradas. O importante é ser feliz, conhecer e aprender com o nosso riquíssimo continente.

Para quem quiser colaborar, eu e o amigo que viajará comigo, aceitamos hospedagens nesses países e qualquer ato de solidariedade. Então, se tem algum leitor que mora fora ou conhece alguém que puder nos abrir as portas, por favor entrem em contato, que a ajuda será bem-vinda.

Estou jogando muita coisa pro alto: emprego, casa, estabilidade, etc. Mas esse humilde blog tentarei segurar.

Já têm postagens programadas até o dia 14 de julho.

Depois disso, o 366filmesdeaz passa para as mãos de meu amigo Iury: cinéfilo, frequentador assíduo do blog, baiano e latino-americano. Aí, é ele quem manda. Qualquer comentário, sugestão, crítica ou reclamação é com ele.

Quando eu voltar, eu aviso.

Quem quiser acompanhar a jornada, curta a página no face – “De pochete ou de mochila”.

Para me despedir, um top 15 com alguns bons filmes latino-americanos que passaram pelo blog.

Hasta luego pessoal. Vou ali rodar a América Latina e volto para continuar a volta ao mundo através do cinema. Forte abraço a todos e a todas.

Nuestro norte es el sul!



1. Medianeras (Medianeras) - Argentina (2011)
O amor em Buenos Aires!

2. Os pecados do meu pai (Pecados de mi padre) - Colômbia (2009)
Pablo Escobar e a expectativa de uma nova Colômbia.

3. Morango e Chocolate (Fresa y Chocolate) - Cuba (1994)
Amor e Revolução nas terras de Fidel.

4. Whisky (Whisky) - Uruguai (2004)
Para viajar ao Uruguai e sorrir para a foto.

5. Cocalero (Cocalero) - Bolívia (2007)
A Bolívia e Evo Morales.

6. A criada (La Nana) - Chile (2009)
O cinema chileno em grande estilo.

7. A vida louca (La vida loca) - El Salvador (2010)
Para que dias melhores cheguem em El Salvador.

8. Postais de Leningrado (Postales de Leningrado) - Venezuela (2007)
A fantasia infantil em tempos de regime militar na Venezuela.

9. Outubro (Octubre) - Peru (2005)
Um bebê e um homem solitário em terras peruanas.

10. Honduras: semente da liberdade (Honduras: semilla de la libertad - Honduras (2009)
Zelaya tentando resistir ao golpe militar em Honduras.

11. Temporada de Patos (Duck Season) - México (2004)
Jovens mexicanos se descobrindo.

12. Chance (Chance) - Panamá (2009)
Uma leve comédia panamenha.

13. Água fria do mar (Agua fria de mar) - Costa Rica (2010)
O mar costa-riquenho causando estranhamento.

14. Hamaca Paraguaya (Hamaca Paraguaya) - Paraguai (2006)
O Paraguai se esforçando para fazer cinema.

15. A que distância (Qué tan lejos) - Equador (2006)
Mochila nas costas e pé nas estradas equatorianas.

22 comentários:

  1. Os Diários de "AZ" :) Muito boa sorte com o seu projecto. Algo que adorava fazer um dia.. quem sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!! Sempre há tempo!!!
      grande abraço!
      Az

      Excluir
  2. boa sorte! ja tive minha cota de mochilagem (pela America do Sul, inclusive) e agora fico apenas viajando atraves dos filmes q vc posta...se cuida, meu!

    ResponderExcluir
  3. Boa viagem. Que a jornada seja proveitosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gilberto. Certamente será!!!
      abraço
      Az

      Excluir
  4. Uau! Agora entendi porque o clip do Calle 13 fez tanto sentido para voce. Mas, juro depois que voce escreveu “ a trilha em sua trilha” imaginei que era algo do tipo que ia rolar. Tem outra música do Calle 13 que tem haver com essa sua volta, acho que até que já viu :
    https://www.youtube.com/watch?v=v_zZmsFZDaM
    Americas agora será AmericaZ de AZ , que ela te receba de braços abertos, boa sorte na grande jornada e não perca a certeza que ela será construída pelos pequenos detalhes que irão se compor a cada dia.
    Yuri Bem vindo ao leme dessa nave, tenha paciência com as cinéfilas (esta que lhe escreve por exemplo) que escrevem muito.
    Az felicidades pra ti.
    Abraços dessa que é foi e sempre será andarilha.
    Yuri suas boas escolhas de filmes também farão viajar. Estamos de olho vamos ver como o moço baiano se sai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Soli!
      Mais uma vez, obrigado pelas palavras, pela presença e por ser protagonista desse blog.
      Já vi, sim, essa música do Calle 13. Aliás, depois daquela sua indicação, vi vários. :)
      É isso aí, chegou a hora de desbravar essa América. Sair um pouco da tela do cinema e seguir a viagem por trilhas de terra.
      Paciência com Iury, mas pode pegar pesado com ele! hehe
      Tudo de bom para você e para os seus.
      até breve!
      Az

      Excluir
  5. vai levar câmera? quem sabe virá até um filme para você postar aqui! haha... boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma boa ideia, hein... quem sabe não pinta algo!!!
      brigado, meu velho!
      um abraço,
      Az

      Excluir
  6. Boa viagem! vou acompanhar suas aventuras pelo blog, também quero fazer essa viagem1 Obrigada por tudo e have fun!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! :)
      Faça mesmo! Viajar é preciso!!!
      abraço,
      Az

      Excluir
  7. Boa aventura camarada!
    Quando chegar no México tenho uma amiga lá que poderá ajudar.
    Você conhece o titeriteiro Sergio Mercurio, argentino? Ele pode te ajudar e muito, pois conhece esse continente como poucos...
    Segue o facebook dele: https://www.facebook.com/eltitiriterode.banfield

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, que legal. O México, a princípio não. Mas é uma possibilidade que eu não descarto. Quando estiver próximo de lá, entro em contato.
      Muito obrigado, camarada!
      abraço
      Az

      Excluir
  8. Olá pessoal,

    Quem fala é Iury. Nosso querido Az já começou sua aventura pela nossa não menos querida América do Sul.

    Ainda estou me adaptando ao manejo do blog, mas nada que o tempo e a prática não resolvam.

    Bem, sigamos acompanhando o que Az nos preparou para as próximas postagens e torcendo para que as coisas ocorram bem em sua viagem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, bicho. Vai sentindo a responsabilidade. E aproveita e muda a foto e nome do autor do blog. Essa p*** agora é sua!! haha

      abração!
      Az

      Excluir
  9. Porra bicho, que bonito isso! Sorri satisfeita. Nosso norte é mesmo o sul. Me amoleci com suas palavras. E olhe que eu nao sou de amolecer...rs. Calma, cara. rs. Que sua viagem seja linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, amolecida? Ainda mais no blog que só tem filme que você não gosta? hahahaha

      Valeu bicho! Estaremos em contato. Baixa o viber pra gente se telefonar!!!!

      bjo
      Az

      Excluir
  10. Putz! Fiquei meio "gelado". Achei que era o fim desse riquíssimo blog. Boa viagem! Aproveite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cada vez mais difícil abandonar o blog. Mesmo longe, estarei por perto.
      Muito obrigado!!!
      abração
      Az

      Excluir
  11. Baixei uns 5. Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Mais do que uma viagem isto é uma aventura.
    Parabéns camarada.
    A tristeza pela paralisação do Blog só pode ser suplantada pela felicidade de saber que esta sua aventura será inesquecível.
    Boa viagem.

    ResponderExcluir