sexta-feira, 20 de junho de 2014

61 – Crítico (idem) – Brasil (2008)


Direção: Kleber Mendonça Filho
Setenta críticos e cineastas discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. Entre 1998 e 2007, Kleber Mendonça Filho registrou depoimentos sobre esta relação no Brasil, Estados Unidos e Europa, a partir da sua experiencia como crítico.

Que eu saiba, o único filme nacional a abordar o papel da crítica e do crítico no cinema.

Dirigido por um dos mais promissores cineastas brasileiros, Kleber Mendonça Filho, o filme reúne depoimentos de diversos diretores. Só para citar alguns: Carlos Saura, Beto Brant, Cláudio Assis, Costa Gavras, David Lynch, Eduardo Coutinho, Fernando Meirelles, Jorge Furtado, Nelson Pereira dos Santos e Walter Salles. Além, é claro, de críticos brasileiros e estrangeiros.

O documentário coleta entrevistas a partir de algumas premissas: o que é crítica? Qual sua importância? Como ela afeta o diretor? Como o cineasta faz a leitura da crítica? Como a relação pessoal entre críticos e cineastas interfere na produção da crítica? Além de histórias pessoais e de bastidor. Com isso, Kleber Mendonça consegue traçar um amplo panorama sobre a crítica cinematográfica, a partir de diversas perspectivas.

Nada mais justo ver e postar essa obra após a recente morte do crítico baiano João Carlos Sampaio. João, que por sinal, não é entrevistado no filme, mas tem seu nome citado nos agradecimentos.

Essa postagem é pra você, João!


Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário