segunda-feira, 5 de maio de 2014

[ESPECIAL] João Carlos Sampaio


Mais um mês começando com uma notícia ruim. Mais uma vez, a morte aprontando das suas. Em fevereiro, foi Eduardo Coutinho. Em maio, foi a vez de João Carlos Sampaio seguir viagem.

O cinema baiano perde um de seus mais importantes críticos. O Vitória perde um ilustre e engajado torcedor. A Bahia perde um ator político. E o facebook fica menos interessante.

De consolo, fica a certeza de que João foi um cara que aproveitou bem a sua vida.

Meu primeiro contato com ele foi lendo suas críticas publicadas no jornal A Tarde e na internet. Também participei de alguns seminários e oficinas, tendo a oportunidade de ouvi-lo contar sobre sua juventude cinéfila pelas ruas e salas de exibição de Salvador. No entanto, não foi o cinema que nos apresentou pessoalmente, mas o Vitória.

Eu e João participamos de alguns grupos de torcedores que atuavam politicamente em prol do Vitória. Das reuniões e assembléias para o face. Suas postagens eram, sem dúvida, um diferencial. Futebol, política, humor, inteligência, alegria e cinema estavam diariamente no cardápio. Sempre misturando seus posicionamentos político com uma leveza de bom humor inconfundível. Sempre criticando, sem perder a ternura jamais.

A morte dele foi surpreendente. De um lado, fica a sensação de injustiça feita pelo destino, que levou um cara que certamente merecia mais um tempo de vida. De outro, a satisfação de poder ter conhecido essa ótima pessoa, que sem dúvida fará falta.


Por isso, dedico a postagem do mês de maio a João Carlos Sampaio. E compartilho um top 10 de filmes em sua homenagem, com filmes e diretores que ele apreciava e com a expectativa de que ele aprove a seleção, aonde quer que ele esteja.

1. Viridiana (Viridiana) – México (1961)
Direção: Luis Buñuel

2. Faces (Faces) – EUA (1968)
Direção: John Cassavetes

3. Câncer (idem) – Brasil (1972)
Direção: Glauber Rocha

4. Dark Star (Dark Star) – EUA (1974)
Direção: John Carpenter

5. O homem que amava as mulheres (L´Homme qui aimait les femmes) – França (1977)
Direção: François Truffaut

6. Sonata de Outono (Höstsonaten) – Suécia (1978)
Direção: Ingmar Bergman

7. Marighella: retrato falado de um guerrilheiro – Brasil (1999)
Direção: Silvio Tendler

8. Peixe Grande e suas histórias maravilhosas (Big Fish) – EUA (2003)
Direção: Tim Burton

9. O Homem Urso (Grizzly Man) – EUA (2005)
Direção: Werner Herzog

10. Blue Jasmine (Blue Jasmine) – EUA (2013)
Direção: Woody Allen

Download:
Torrent (pacote com o torrent e legendas de todos os filmes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário