quarta-feira, 28 de maio de 2014

54 – Eles não usam black-tie (idem) – Brasil (1981)


Direção: Leon Hirszman
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Obra clássica da história do Brasil. Seja lá de que forma for contada: em livros, nos palcos de teatro ou no cinema. Carregado de dramaticidade e questões sócio-políticas. E sem ser piegas. É tendencioso, mas sem deixar de se colocar no papel “do outro” – no caso, do personagem Tião. Os julgamentos ou “o que eu faria se...” ficam para os espectadores.

Filme para ser visto e refletido!


Download:

Um comentário:

  1. Estes dias passei por um sebo e por um preço muito pequeno comprei uma biografia deste diretor. O Navegador das estrelas. Ainda não vi nada dele, mas então entro aqui e vejo, talvez o título mais conhecido dele, rsrsrs. Uma feliz coincidência. Vou assistir ao filme, depois leio o livro, e ainda deixo um comentário falando do que achei. Grande abraço.

    Ali Coyoti

    ResponderExcluir