domingo, 27 de abril de 2014

42 – O pântano (La Ciénaga) – Argentina (2001)


Direção: Lucrecia Martel
A cidade de La Cienaga é conhecida pelas extensões de terra que se alagam com as chuvas repentinas e fortes, formando pântanos que são armadilhas mortais para os animais da região. Perto da cidade fica o povoado de Rey Muerto, em que está localizado o sítio La Mandrágora, onde são cultivados pimentões vermelhos. Para ele vão duas famílias, lideradas por Mecha (Graciela Borges) e Tali (Mercedes Morán). Mecha é uma mulher em torno de 50 anos, que tem 4 filhos e um marido que procura ignorar bebendo cada vez mais. Já Tali é prima de Mecha e também tem 4 filhos, sendo que ama seu marido e sua família. Em meio a um verão infernal, as duas famílias entram em conflito quando a tensão entre elas aumenta.

Premiada película argentina.

O filme é uma espécie de retrato de um bom e velho veraneio burguês. Adultos bêbados, crianças correndo, adolescentes se descobrindo.  A patroa que apedreja a emprega que, por sua vez, afaga a filha da patroa. Os vícios e virtudes dos homens, das mulheres e das relações sociais.


O Pântano não traz nada de excepcional, mas bate bem essa foto de um veraneio que representa uma parte do todo de uma sociedade.


Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário