domingo, 23 de março de 2014

29 – O sonho de Wadjda (Wadjda) – Arábia Saudita (2012)


Direção: Haifaa Al-Mansour
Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.



No mês em que se comemora o dia da mulheres, é interessante observar a representação feminina, do outro lado do mundo. De acordo com o filme, na Arábia Saudita – sem esquecer das semelhanças com o Brasil – o machismo impera, dita as regras da sociedade e impõe os limites das mulheres.

De uma forma leve, divertida e muito bonita O sonho de Wadjda traz essa representação cultural de sua sociedade. Mistura traços culturais e sociais a partir da construção de personalidade da apaixonante Wadjda. Linda criança e ótima atriz!


Recomendo pegar a bicicleta e dar um passeio pelas ruas sauditas, que o cinema e Wadjda nos oferecem.


Download:

Um comentário:

  1. Gostei bastante desse filme. O diretor usa mão de artimanhas sutis para demonstrar a submissão da mulher na sociedade saudita e árabe como um todo.

    Para mim, a Wadjda é uma pequena feminista. (:

    ResponderExcluir