quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

08 – Tampopo – os brutos também comem spaghetti (Tampopo) – Japão (1985)


Direção: Juzo Itami
Tampopo (Nobuko Miyamoto) é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do ramen - tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga ela recebe é orientada por Goro (Tsutomu Yamazaki), um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto.

Em Tampopo o cardápio principal são os alimentos. Do começo ao fim. E está presente em todas as passagens do filme: no sexo, na morte, na briga, na festa, no amor, na maternidade.

Não me assustaria se descobrisse que o diretor na verdade é um chef de ofício, que resolveu fazer um filme para testar os seus dotes e divulgar as suas receitas.

Apesar de não ser nenhuma iguaria, Tampopo enche a barriga. Desafio qualquer um a assisti-lo e, no final, não correr para a cozinha preparar algo para comer. No meu caso, tentei imitar o prato principal do filme. Cozinhei o macarrão do miojo, depois aproveitei sua água ainda quente e dissolvi o pó do tempero artificial, para servir de sopa. Joguei a massa e a sopa em um tapwere (uma tigela improvisada), acrescentei ovo cozido e umas sobras da geladeira: frango desfiado, com pedaços de pimentão, cebola e tomate bem refogados. E ficou muito bom! Na falta de saké, bebi uma cachacinha mineira. Na falta dos pauzinhos: colher e garfo. E, assim, saciei minha fome, provocada pelo filme.


Assista Tampopo e invente a sua própria receita!!!


Download:

6 comentários:

  1. Eiê, Az!
    Tampopo é um dos filmes já tinha assistido e faltava na minha pasta de filmes gastronômicos. A cena da gema de ovo foi “nojentísticamente” hilária, me lembro que quando assisti fiquei parecendo um narrador de futebol falando o tempo todo –aaaaaahhhhhhhhhhgggg ela vai estourar, ela vai estourar, putz que meleca, ri muito.
    Amo a alquimia da cozinha e sem modéstia, mando bem. Aqui em casa já é slogan para minha comida: se gostou aprecie bastante porque não vai ter a sorte de comer de novo, se não gostou ficará muito feliz porque não terá o azar de um dia vir a repetir. Acho mesmo que cozinhar é uma mistura de estado de espírito (essa é a melhor parte), temperos etc que acabam por transformar e criar sabores. Imagino que para os chefs achar o ponto, aquele toque, aquela pitada que fará do prato algo especial e único deve ser um prazer, por isso quando brinco de chef quase viro uma artista temperamental primeiro porque detesto que perguntem - O que é isso? Ou o que é que tem dentro? Aí já vejo que os degustadores não entendem que cozinha é arte e magia, mas não tenho o que reclamar dos cobaias daqui, eles sempre gostam.
    Agora quanto ao seu espaguete ehehehehe descontando o pacotinho de tempero pronto rsrsrs , deve ter ficado bom mesmo :), mas fiquei desconfiada que o ingrediente “fome” foi um conditio sine qua non para criação do prato, e a caninha mineira essencial para enlevar o espírito degustativo. Agora, quem arrumou a cozinha depois?????
    Brincadeiras à parte. Valeu a postagem, bom fim de semana pra você e os seus.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Sou um cozinheiro completo, também lavo a louça!!! De fato, cozinhar é uma arte e um prazer, por si só. Também gosto de preparar algumas iguarias eventualmente e também odeio que me perguntem o que eu coloquei na comida - até por que, se eu dissesse seria bem provável que a pessoa desistisse de comer. Mas, o que importa é que as alquimias (quase) sempre dão certo e todos aprovam.
      Daí, Tampopo é a combinação perfeita de cinema com gastronomia. E a cena do ovo é uma das mais nojentas dos últimos tempos... hahaha
      Boa semana para você também, Soli!
      abraço
      Az

      Excluir
  2. Bom dia! Assistiu o filme com legenda em português? Caso o tenha, se poder me passar o link seria muito útil, ou até mesmo o link para baixar o filme. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, ele tem legenda em português. Tanto o torrent pra baixar o filme quanto a legenda em português estão disponíveis nessa postagem, é só clicar onde tem "download" e baixar.
      abraço,
      Az

      Excluir
  3. qual aplicativo para assistir o filme?

    ResponderExcluir