sábado, 7 de dezembro de 2013

111 – Estamos juntos (idem) – Brasil (2011)


Direção: Toni Venturi
Carmem é uma jovem e talentosa médica que tem uma vida independente, ao lado de seu divertido amigo DJ, Murilo. Depois de entrar em contato com uma comunidade de moradores sem teto e conhecer a líder do grupo, Leonora, Carmem se descobre doente. Sua rotina se transforma e ela passa a se relacionar cada vez mais com um enigmático homem, ao mesmo tempo em que se entrega a uma intensa paixão com o impetuoso músico Juan.

Um retrato do pós-moderno no Brasil. Estamos juntos, mas, ao mesmo tempo, não estamos. O centro da metrópole. Os problemas, que também são nossos, mas que parecem distantes. Os nossos problemas, que ninguém percebe. As relações humanas pouco densas, menos interessantes que as imaginárias.

Enfim, Estamos Juntos traz um pouquinho disso tudo, ou pelo menos permite viajar por esses elementos. Feito de uma forma criativa e interessante. Perde um pouco o foco em alguns momentos, como na questão do Movimento Sem Teto. Um tema muito denso, tratado de forma superficial. Ainda que com um nítido cuidado ao tratar desse tema, ele comprometeu um pouco o roteiro e a obra.

E por ser uma co-produção Brasil e Argentina, precisava-se de um ator argentino. Escolheram o pior que tinha.


Falando em atuação, Leandro Leal está extraordinária. Esse filme é um dos pontos altos de sua carreira. Estamos Juntos poderia ser uma monumental porcaria, se assim fosse a interpretação da protagonista. Mas Leandra Leal fez dele um bom filme, dando mais um ponto ao cinema nacional!


Download:

Um comentário: