quinta-feira, 31 de outubro de 2013

99 – 3 Idiotas (3 Idiots) – Índia (2009)



Direção: Rajkumar Hirani
Dois amigos, Farhan e Raju, embarcam em uma jornada em busca de seu amigo desaparecido, Rancho. Durante a viagem, eles se deparam com uma antiga aposta, um casamento que precisam arruinar e um velório que foge do controle. Em meio a tais peripécias, outra viagem se inicia, uma jornada através do tempo e da história do amigo desaparecido, Rancho, que, com seu jeito único, mudou completamente a vida dos dois; o amigo que os inspirou a pensar com criatividade e independência, mesmo quando o resto do mundo os chamava de idiotas, mas onde estaria o idiota original agora? Quem seria ele? Por que ele partiu? Para onde ele foi?

O filme mistura novela brasileira com Hollywood. Tem uma narrativa, clichês e dramaticidades típicas das produções novelescas. E tem a pompa, a mega-produção e a superficialidade das obras do padrão hollywoodiano.

E ainda que eu odeie novela e não me surpreenda tanto com blockbusters, achei 3 idiotas maravilhoso. As quase 3 horas de duração passam despercebidas. De cansativo só as musiquinhas, mas que não são tantas.

As lições de moral e os valores debatidos no filme não são densos, mas são certeiros. E é feito com humor, com uma comédia suave e engraçada. Às vezes até um pouco idiota. Mas, a própria história mostra que ser idiota não necessariamente é ser ruim. Pelo contrário!

O cinema indiano não é superestimado. De tudo que vi até hoje, gostei. 3 Idiotas é mais uma obra a somar. E em época de ENEM, vestibular e mercado competitivo, o filme cai como uma luva para iluminar o coração e mente de jovens estudantes. Não só a educação é discutida, mas a nossa própria existência. O bom e velho "quem somos e o que queremos". Mas, também, "por que queremos?". Ou, para filosofar ainda mais: "de que forma queremos?".


Além de tudo isso, a importância que o cinema tem para acessarmos um cultura tão inacessível. A cada filme, me sinto mais íntimo da Índia contemporânea.



Download:

2 comentários:

  1. Boa noite. Procuro o nome de um filme antigo de uma família maluca em uma casa de praia, tem um pintor e uma mulher que parece que vive perdendo a toalha. Parece francês, assiste na TV lá por 1985. Pode me ajudar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é Quê? de Roman Polansky. Abraço.

      Excluir