quarta-feira, 30 de outubro de 2013

98 - Contrastes humanos (Sullivan´s Travels) – Estados Unidos (1941)


Direção: Preston Sturges
John L. Sullivan é um diretor hollywoodiano do gênero de comédias que decide mudar de rumo. Ele deseja fazer um filme sobre os problemas sociais que os Estados Unidos passavam na década de 30, época da Grande Depressão. O filme se chamaria "O Brother, Where Art Thou?" (E aí, meu irmão, cadê você?), só que para pesquisar seu tema, ele decide se disfarçar de mendigo e cruzar o país disposto a enfrentar reais privações e preconceitos. Quando ele pega a estrada, sua aventura começa e dentre muitos encontros e percalços, ele vai descobrir qual é sua verdadeira contribuição para as massas.


Um filme que, em um contexto interno e internacional tenso, resolveu falar de pobreza, direitos humanos e desigualdade. Ainda que, para isso, não tenha aberto mão de usar velhos clichês e pisar na lama sem se sujar. A ousadia é mais pela escolha do tema, do que pela obra em si, que se mantém fiel aos padrões estabelecidos. Como mesmo diz o personagem: por mais que ele ande, ele sempre acaba em Hollywood.


E, de fato, a última parte do filme e sua sequencia final fazem jus aos elogios que recebe. Se fosse assim desde o início, talvez resultasse em uma obra genial e marcante!


Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário