segunda-feira, 16 de setembro de 2013

85 - A viagem para o mar (El viaje hacia el mar) – Uruguai (2003)


Direção: Guillermo Casanova
Um grupo de cinco moradores de uma cidadezinha no interior do Uruguai e um forasteiro partem para conhecer o mar.

Deve ser uma das experiências mais marcantes de um ser humano ver o mar pela primeira vez. Nunca tive, nem nunca terei essa experiência. Já conheço. Antes de falar ou andar eu já me banhava nas águas de Iemanjá. Sempre tive o maior litoral do meu país à minha disposição. Infelizmente, morrerei sem saber o que sente quem o vê pela primeira vez.

Talvez seja uma experiência semelhante à de quem conhece e toca na neve. Essa eu já não tenho, mas um dia terei.

Parecida, mas creio que nem se compara, foi quando eu avistei o rio de la Plata, na praia de Pocitos, no Uruguay.

E, no Uruguay, é que foi produzido “El viaje hacia el mar”. Uma obra simples, leve. Ideia, atores e paisagens excelentes, mas um roteiro um pouco falho. Um filme fraco tecnicamente, mas que preserva o seu encanto. O encanto daqueles que experimentam o ineditismo e a “inexplicação” que só a natureza proporciona. E como a própria película diz: "la magia está en el camiño".


Download:

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Christian, atualizei o link, pode tentar baixar agora.
      abraço,
      Az

      Excluir
  2. Respostas
    1. atualizei. Se não conseguir baixar, me manda um email: 366filmesdeaz@gmail.com

      Excluir
  3. Respostas
    1. atualizei. Se não conseguir baixar, me manda um email: 366filmesdeaz@gmail.com

      Excluir
  4. Az, me diverti muito com esse filme. Apesar das falhas apontadas por você, gostei muito dos personagens. Um deles me despertou carinho, foi o Rataplã. Assim como você, conheci o mar antes de ler e escrever: meus pais mudaram-se para Santos quando eu tinha três anos. Quanto a neve, eu a conheci neste nosso continente, em pleno verão, quando visitei El Calafate. Foi fantástico!

    A propósito: estou AMANDO seu blog, o qual achei por acaso. Sabe quando você está procurando algo e encontra outra coisa? Só que esta "outra coisa" acaba sendo mais valiosa do que aquilo que se buscava.

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido, fico contente ao ler esse comentário. Que bom que está gostando do blog, é feito com muito carinho, apesar de ser trabalhoso manter.

      Fui reler o texto e... já tive a experiência com neve, cerca de um ano depois dessa postagem. Foi no Salar de Uyuni, na fronteira entre o Chile e a Bolívia. Nesse mochilão que fiz ainda tive a sensação de ver e me banhar no Oceano Pacífico pela primeira vez e, em seguida, no Caribe. Sensação um pouco parecida com a do filme. :)

      um abraço e bom passeio pelo blog.
      Az

      Excluir