terça-feira, 10 de setembro de 2013

83 - Terra (Zemlya) – Ucrânia (1930)


Direção: Aleksandr Dovjenko
O filme conta a história de uma comunidade rural que vive em uma fazenda na Ucrânia e que passa a contestar a exploração em que estão submetidos.

1917: ano da Revolução Russa. Como não poderia deixar de ser, o cinema também é contagiado pela ideologia comunista, que prometia romper as tradicionais relações de exploração do homem pelo homem.

Terra, filme ucraniano (União Soviética), de 1930, é a perfeita tradução do panfleto comunista para convencer as massas camponesas de que a luta pela Reforma Agrária, a libertação da condição de explorado e derrubada das elites latifundiárias era algo urgente e necessário. A obra de Dovjenko é uma pequena pérola do cinema mundial, pois de um lado capta uma passagem importantíssima da história mundial do século XX, dentro do olho do furacão, no calor do momento. E, por outro, presenteia o cinema com um filme ousado, sobretudo nos extraordinários 15 minutos finais, onde cenas de delírio, contestação de um deus, montagem frenética e nu feminino total revelam um progressismo estético surpreendente para um cinema que era ainda jovem.


Uma preciosa relíquia do cinema, independente da ideologia política do quem o assiste.


Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário