segunda-feira, 6 de maio de 2013

41 - O assalto ao trem pagador (idem) – Brasil (1962)



Direção: Roberto Farias
Baseado num caso real ocorrido no Rio de Janeiro em 1960, quando um bando atacou e assaltou o trem pagador da Central do Brasil. Armados, seis assaltantes levaram 27 milhões de cruzeiros e mataram um homem. O caso só foi encerrado um ano depois, com a prisão dos culpados.

Existem diversos filmes sobre grandes roubos, desigualdade social, racismo, favelas, heróis e vilões. O Assalto ao trem pagador é apenas mais um desses. E um dos melhores!

É possível ver na obra de Roberto Farias um tanto de western, com um bem elaborado assalto a um trem e muito dinheiro nas mãos dos assaltantes. Tal como em O Tesouro de Sierra Madre, a grana modifica o comportamento de cada um e as amizades vão cedendo à desconfiança. E tal como na maioria dos bang-bang, se torce para o “vilão” que, olhando bem de perto, não é tão mal assim.

Mas a aventura “faroéstica” de Trem Pagador se mescla com o drama urbano, das periferias das grandes cidades. Roberto Farias vai filmar a favela por dentro, em cima, em baixo, por todos os cantos. Sem muita caricatura e certeiro como quem sabe aonde pisa.

O assalto ao trem pagador é um dos melhores filmes nacionais já feitos. Uma fonte riquíssima para qualquer obra atual. Ele continua vivo, tal como seus personagens e favelas. É emocionante, belo, angustiante e empolgante. Honra o cinema brasileiro!



Download:

4 comentários:

  1. Gosto de suas resenhas,pois são concisas,claras e reflexivas,pena não ter o nome dos atores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te agradeço, Ademar. Infelizmente não dá pra eu pôr a ficha completa, pois isso demandaria trabalho e tempo, que ultimamente tenho pouco.
      obrigado pela visita e pelos comentários!
      abraço
      Az

      Excluir
  2. Respostas
    1. Atualizei, pode tentar baixar agora.

      Excluir