domingo, 31 de março de 2013

30 - Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua) - China (1991)


Diretor: Yimou Zhang
No interior da China nos anos 1920, jovem de 19 anos de idade perde os pais e é forçada a se casar com um homem 50 anos mais velho. Ele é um senhor poderoso e que já possui três outras mulheres vivendo cada uma numa casa. 

Em um mundo onde arquitetura, cultura e comportamento estão cada vez mais homogêneos, é sempre bom ver recortes culturais peculiares e que preserva uma identidade particular. É o caso de Lanternas Vermelhas que, baseado em tradições reais ou não, nos apresenta um universo curioso, controverso e interessante.

No entanto, particularidades à parte, alguns sentimentos se revelam universais. Orgulho, inveja, traição, competição, submissão, angústia, egoísmo e arrependimento não possuem época, local, nem cultura. Podem consumir qualquer ser humano.

E a sutileza de cada sentimento é muito bem representada na fotografia de Yimou Zhang. Ainda que todo o filme seja rodado em um único lugar (uma mansão e seus diversos cômodos), ele consegue obter planos, fotografias e estações que traduzem multiplicidade ao ambiente. São vários lugares em um só. Várias emoções e mudanças em um local aparentemente insensível e imutável.

Um belo filme. Sábio como a cultura chinesa. Calmo como é necessário ser, para se alcançar a alma humana.


Download:

3 comentários:

  1. Muito bom, Yimou Zhang é um excelente diretor. Baixando para conferir.

    Obrigadão !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é um filmaço. se você gosta dele, com certeza vai gostar desse filme!
      abraço
      Az

      Excluir
  2. Acho que o objetivo básico desse filme foi retratar a sociedade da China pré-comunista como a coisa mais horrorosa possível para as mulheres. O curioso é que tanta lavagem cerebral depois não tenha mudado a situação muito mais do que o que de fato aconteceu.

    ResponderExcluir