terça-feira, 1 de janeiro de 2013

FIM (?)



Acabou!
Foram 366 filmes em um ano. Uma loucura das mais prazerosas que eu já tive.
Um pouco sacrificante, é verdade. Enquanto minha sanidade estava exposta a uma rotina diária de filmes e conteúdos que deixam qualquer um perigosamente reflexivo, meu tempo ficava cada vez mais comprometido com as obras e o compromisso com o blog.
Mas, tudo isso valeu à pena.
A começar pelos filmes. Fiz uma verdadeira viagem ao redor do mundo, passando por todos os continentes. Foram 65 países visitados nessa jornada, dentre eles nações pouco conhecidas como Panamá, Eslovênia, Burkina Faso, Bósnia-Herzegovina, Cazaquistão, Estônia e Sri Lanka.
Tive o prazer de me surpreender com produções de determinadas regiões, como a América Latina (além dos já tradicionais Brasil e Argentina); alguns países da África; Índia; e, sobretudo, o Leste Europeu, que me presenteou com filmes como Underground, Bal-Can-Can, Baile de Outono e O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao Virara Esquina.


Além dos países, me deparei com uma gama diversa de diretores. Alguns eu (vergonhosamente) não “conhecia” e me arrependi de não ter conhecido antes, como Hitchcock, Sergio Leone, Fritz Lang, Vittorio de Sica e Billy Wilder. Outros que eu já era fã, não me desapontaram, como Fellini, Clint Eastwood, Glauber, Scorsese, Mike Leigh, Campanella, Eduardo Coutinho e P.T. Anderson. Além de diretores que com apenas uma obra me deixaram com a curiosidade de ver o restante de sua filmografia: Emir Kusturica, Chan Wook-Park, Laurent Cantet, Paolo Sorrentino e Kar Wai Wong.
Foram filmes baianos e cariocas de antigamente. Gaúchos e paulistas de atualmente.
Muitos bons. Alguns, nem tanto.


E como se não bastasse o tempo necessário para os filmes, ainda fui inventar de criar esse blog.
Mas, também não me arrependo.
O site não fazia parte da ideia inicial, tanto que eu só criei em abril (mais de 100 filmes depois), após forte pressão de meus amigos Fernanda PC e Marcos, que também me ajudaram a dar o primeiro empurrão ao blog. Por fim, ele acabou servindo de terapia pessoal, além de uma possibilidade de compartilhar tanto filme bom com tanta gente boa. Pelo visto, o saldo foi positivo.
Foram mais de 150 mil visualizações; 81 curtidas no facebook; 52 seguidores do blog; mais de 20 mil downloads; e mais de duas centenas de comentários.
É por isso que eu agradeço a cada um que fez parte desse blog, pois certamente esse retorno foi essencial para que eu continuasse com a dedicação necessária para garantir o mínimo de qualidade ao projeto.
E agradeço, em especial, a figurinhas carimbadas: Django, Hugo, Michelle, Renato e Soli, além de meu amigo e entusiasta, Iury. Obrigado pela constante visita, contribuições e comentários. Fico muito feliz por compartilhar esse projeto com vocês. Além, é claro, dos que eventualmente comentaram, inclusive com elogios e palavras estimulantes, sem falar nas dezenas de Anônimos, que acredito que frequentem assiduamente, mesmo sem nunca se manifestar. Obrigado a todos!


Com a missão completada, me despeço de 2012 e brindo o novo ano que se inicia.
Confesso que ainda não sei se darei continuidade ao blog. Certeza é que não assistirei 366 filmes em 2013, porque novos projetos me esperam. Então, não sei se isso aqui é o fim, ou apenas um ponto de virada. Não sei se assistirei menos filmes, mas mantendo o blog sempre atualizado, compartilhando as obras. Se farei algum tipo de reformulação, ou se realmente irei me despedir. A hora agora é de descansar um pouco e ver o que dá para fazer nesse novo ano.

E, por fim, gostaria de dedicar todo esse projeto à minha amada Tássia, que arriscou sua sanidade e esteve ao meu lado do começo ao fim. Mesmo dormindo após os 10 minutos iniciais de cada filme; mesmo dizendo que eu só escolho filmes ruins e que os de comédia sempre tem alguém atirando na cabeça de alguém (o que não é nada engraçado); mesmo não gostando dos meus elogios a Penélope Cruz; mesmo falando que eu só dou nota baixa e que meus textos estão cada vez mais curtos; mesmo com tudo isso, ela esteve ao meu lado, me suportando, respeitando e me apaixonando a cada dia.
Dedico também a Kizumba, o meu cãopanheiro de todas as horas, que também assistiu boa parte desses filmes, sempre ao meu lado.


É com a sensação de dever cumprido que eu me despeço e agradeço a todos vocês!
Desejo a todos um ano absurdamente cinematográfico!
Que as cores de Almodóvar nos tornem mais coloridos. Que o cinismo de Woody Allen nos faça levar a vida menos a sério. Que as ideias de Spike Lee nos faça sempre fazer a coisa certa. E, tal como Benigni, possamos rir do que não tem graça, amar onde não tem amor, e ser feliz, mesmo que isso seja a última coisa que façamos em nossa breve vida.
Um 2013 com final feliz para todos vocês!

FIM – EINDE – نهاية – KRAJ - 结束- THE END – FIN – τέλος – VÉG – FINE - 終わり – крајот – KONIEC – конец – KPAJ – KONEC – SLUT - кінець





12 comentários:

  1. Um projeto desta magnitude não pode acabar assim.A responsabilidade envolvida neste projeto deveria ser um moto-perpétuo. Dizer que você e seus colaboradores estão de parabéns é muito pouco diante de tudo isso. Sem dúvida seu blog está entre os 10 mais. Sua contribuição para quem gosta de cinema foi imensurável. Seus comentários excelentes e bem fundamentados com um linguajar rico e sem igual. Espero que após uma pausa, você (s) volte (m). Precisamos de uma equipe como a sua para podermos conhecer o mundo cinematográfico ao nosso redor. Fico aqui com a esperança de encontrá-lo muito em breve. E mande lembranças ao Kizumba. Que ele te incentive nesta nova jornada tal qual foi nesta que hora se finda. Abraços do Luiz Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! O que vc fez exigiu esforço, dedicação, comprometimento e responsabilidade, nesta correria de hoje em dia não é algo fácil de encontrar em uma mesma pessoa e em torno de um projeto, sem fins lucrativos. Ponha as ideias em ordem e retorne em 2013 nos presenteando com mais indicações!
    feliz 2013!

    ResponderExcluir
  3. Pôxa, entrar diariamente neste blog foi um ponto forte do meu dia. Entendo que tanta dedicação exige tempo e esforço, mas não tenho como não dizer como fiquei triste com este post de fim. Parabéns pelo blog, e pense na possibilidade de reconsiderar o final do blog. Pleeeaaaase....
    K.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Alex
    Confesso, sem nenhum problema, que o seu texto me deixou c/ aquele nó na garganta, típico, que precede o chororô!
    Imagino como deve ter sido complicado p/ gerir sua vida pessoal, trabalho, projetos etc... e ainda dedicar-se a espalhar cultura, arte e bom gosto!
    Estarei sempre à disposição, dentro das minhas possibilidades, p/ colaborar p/ que "A última sessão de cinema" não aconteça aqui no 366... !
    Que venha p/ vc e todos os amigos do blog um 2013 cheio de muita saúde, paz, amor, harmonia, boa música, bons filmes e tudo do melhor que a vida tem para nos oferecer !
    "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"

    ResponderExcluir
  5. Bem que projecto entusiasmante, espero que em 2013 continues em força, não precisam de ser 366 filmes, podem ser só metade :P. Realizadores a descobrir que não sei se passaram por aqui aconselho-te o Akira Kurosawa e o Masaki Kobayashi.

    Bom 2013,
    Abraço
    Ricardo

    ResponderExcluir
  6. Alex é um homem singular! uma audaciosa iniciativa, feita com uma integridade sem igual e com muitos esticar de fios da barbicha.Não é mole encarar um projeto desses trabalhando formalmente 40h semanais, pegando matéria no mestrado, com uma casa, uma namorada e um cachorro para cuidar! Foram 366 olhares sensíveis para o cinema, realizado com muito zelo e primor estético.

    Eu e Kizumba somos só orgulho!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bem, gostaria de parabeniza-lo pelo excelente Blog. Sigo diariamente desde o meio do ano passado e confesso que já assisti vários dos filmes que postou e seus comentários ajudaram muito a compreender suas histórias e a importancia de cada um. Espero que continue neste ano que se inicia. Se não tiver tempo sugiro um filme por semana, que já seria algo sensacional. De qualquer maneira agradeço pelo esforço e pela coragem nesta empreitada tão singular. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela conclusão do projeto. Mas acho que deveria dar continuidade ao seu trabalho, não mais com um filme todo dia, mas com aqueles a que assistirá normalmente. Não deixe de compartilhar suas ideias e impressões com o restante do mundo cinéfilo.

    Grande abraço um 2013 cinéfilo para você!

    ResponderExcluir
  9. Um trabalho maravihoso. Esepro que não pare.

    Abraços
    Eduardo
    http://todocontocontatudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, bicho!

    Vou sentir falta de passar por aqui e ler seus [bem escritos] textos. Li um por um (além de ter relido alguns), só falta agora ver todos os filmes. Obrigado pelas palavras dedicadas a mim. (:

    Ah... E que um dia você possa dar a volta ao mundo fisicamente por esses 65 países, conhecendo de perto os lugares vistos na tela!

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Ola AZ, Tássia e kizumba Feliz Ano Novo pra família.
    Aproveitem as férias e descansem.
    Quanto ao “FIM (?)” o que posso dizer é que acompanho alguns blogs e já percebi que esse momento de repensar é recorrente, porque é fato que a vida virtual suga muito tempo da vida real. Vi que alguns blogs encontraram a solução se tornando um blog coletivo com equipe fixa e flutuante. Não sei se você conhece o Laranja Psicodélica http://www.laranjapsicodelicafilmes.blogspot.com.br/ eles hoje já são quase um portal com espaços para resenhas, fotoarte etc.; tem outro blog que não é voltado para filmes, mas para poesia e prosa etc. http://www.gargantadaserpente.com/escamas/historia.shtml . Enfim, para que esse comentário não seja um estar dando palpites sem ser chamada, Fico na torcida para que o blog tenha uma vida longa e espero que vocês tenham sucessos em suas prioridades.
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  12. Os cinéfilos é que devem agradecer pelo seu trabalho, que com certeza tomou muito do seu tempo.

    Conheci vários grandes filmes com suas dicas.

    Deixe aqui meu agradecimento e o desejo de 2013 ótimo para você e sua família.

    Abraço,

    ResponderExcluir