segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

317 - O assaltante (Der räuber) – Áustria (2010)



Direção: Benjamin Heisenberg
Roteiro: Benjamin Heisenberg
Realizado por um cineasta alemão, Benjamin Heisenberg, é uma produção austríaca, passa-se em Viena e conta a história verídica de Johann Rettenberger, assaltante de bancos que, na cadeia, não descuidou da forma física. Ao sair, fez duas coisas que o tornaram famoso: bateu o recorde nacional da maratona e usou sua velocidade e destreza para enganar a polícia, numa série de roubos bem-sucedidos.

O assaltante representa a história de Johann Kastenberger, austríaco nascido em 1958 e morto 30 anos depois.
Johann foi um maratonista de sucesso, tendo conquistado diversas corridas nacionais, incluindo a maratona de montanha de Kainach, onde cravou o recorde na época.
Entretanto, seu talento não se resumia apenas ao atletismo. Johann também foi um assaltante de sucesso.
Aos 19 anos ele roubou o seu primeiro branco, foi preso e passou 7 anos na cadeia. De volta às ruas da Áustria, Johann assaltou, pelo menos, mais 8 bancos, acumulando o equivalente a meio milhão de euros. Em apenas um dia ele roubou três bancos em seqüência. E tudo isso sozinho, com uma espingarda na mão e uma máscara de Ronald Reagan na face.
Sua habilidade nos assaltos também era reconhecida nas suas fugas. Foram mobilizados mais de 450 policiais e, até quando foi capturado, Johann conseguiu fugir e se esconder com uma enorme destreza, deixando todo mundo pra trás.
Sem dúvida, Johann deve ter sido uma figura lendária para a época. Um atleta-ladrão, um ladrão-atleta.
Sua história de vida é mais interessante que o filme, que em muitos momentos apresenta uma linearidade que deixa o enredo um pouco frágil. Mas, sem dúvida que uma história dessas merecia um filme, ainda que servindo de mal exemplo.


Minha nota: 6,8
IMDB:  6,7
ePipoca: -

Sugestão: O profeta

Download:

2 comentários:

  1. Oi amigos do 366... O link está quebrado. Verifiquem, por favor. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruth.
      Os links estão ativos. O problema é que o Rapidshare mudou recentemente a sua política e agora só é possível baixar um número limitado de arquivos por dia. Te sugiro tentar baixar novamente amanhã ou depois.
      Para as novas postagens, já mudei o servidor para o DepositFiles, mas para as postagens antigas vou precisar de tempo para inserir o novo link.
      Conto com sua compreensão!
      abraço

      Excluir