sábado, 1 de dezembro de 2012

314 - A que distância (Qué tan lejos) – Equador (2006)



Direção: Tania Hermida
Roteiro: Tania Hermida
Enquanto viajam pelas montanhas de Cuenca, no Equador, duas garotas de pouco mais de 20 anos mergulham numa jornada de autodescoberta.

Quão Longe? (ou A que distância) é um filme sobre relações inesperadas e amadurecimento. Mas é, antes de tudo, uma verdadeira homenagem ao Equador.
A partir de um formato road-movie, os personagens percorrem diversas cidades equatorianas, com o objetivo de chegar em Cuenca. Durante a viagem, há diversos enfrentamentos entre o “Equador do imaginário do turista” e o “Equador real”.
Paisagens deslumbrantes, como as montanhas vulcânicas, são banalizadas pelos nativos. Equador é lindo – mas tem muitos problemas. Equador é uma merda – a Espanha é que é.
Alguns personagens são apresentados de forma bastante caricata, num esforço de apresentar os “personagens” típicos do país, mas que não são nenhuma novidade para os brasileiros: o taxista que se aproveita do gringo; o apaixonado por futebol; a viciada em novela; as crianças espertas que vendem bala.
Em alguns diálogos, a diretora força um pouco a barra, fazendo os seus personagens de ventríloquos. Ou seja, põe na boca de seus atores frases prontas e discursos que, na verdade, são da própria diretora. Como se usasse os atores para intermediar uma fala dela para o seu espectador, supostamente não-equatoriano. Isso gera uma certa superficialidade em muitas cenas, onde nitidamente se perde a química de seus personagens, tornando o diálogo um pouco artificial – aliado aos personagens coadjuvantes que não são lá grandes coisas.
O filme inteiro traz um pouco dessa perspectiva de mostrar o “verdadeiro” Equador para um público estrangeiro. Se alguns diálogos e personagens caricatas exageram na dose, outras boas conversas e, sobretudo as imagens, alcançam o pretendido pela diretora e deixam qualquer espectador curioso para conhecer esse belíssimo país e sua riquíssima cultura.


Minha nota: 7,6
IMDB:  7,0
ePipoca: 8,1


Download:

Torrent + Legenda (zippyshare)

4 comentários:

  1. Torrent do filme "Viajo porque preciso, volto porque te amo" em vez do "A que distância"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigido. Obrigado por avisar!

      Excluir
    2. Obrigado eu pelo bom trabalho na divulgação do cinema de qualidade.

      Excluir
  2. Bicho, tem como reativar esse torrent?

    ResponderExcluir