sexta-feira, 30 de novembro de 2012

312 - Antes do vôo de volta à Terra (Pries Parskrendant i Zeme) – Lituânia (2005)



Direção: Arunas  Matelis
Roteiro: Arunas  Matelis
Uma graciosa e expressiva jornada nas vidas das crianças que vivem com leucemia no hospital pediátrico em Vilnius, Lituânia. Cada detalhe é cuidadosamente escolhido, composto e editado. Um poético e sentimental documentário vencedor de prêmios sobre a resistência do espírito humano.

O filme tem apenas 50 minutos. É tão curto quanto a vida de algumas das crianças que aparecem nesse documentário lituano, todas em tratamento contra a leucemia.
Por isso, é difícil não se emocionar em alguns momentos, mesmo com o diretor tendo o cuidado para não ser apelativo e nem forçar a barra.
Não sei se a emoção é por pena. Não dá muito para ter pena de crianças que se mostram muito mais fortes do que nós mesmos e tratam a doença com uma naturalidade que, certamente, quem nunca conviveu com ela não tem.
Acho que a emoção é muito mais pela beleza dessas crianças. Por enxergarmos a essência do humanismo e amor gratuito, que só as crianças sabem transmitir. Para os dias de hoje, carentes desses sentimentos, filmes como esses são revigorantes. A doença, talvez, acabe se transformando em um mero detalhe.


Minha nota: 7,7
IMDB:  8,5
ePipoca: -


Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário