quarta-feira, 28 de novembro de 2012

308 - Viajo porque preciso, volto porque te amo (idem) – Brasil (2010)



Direção: Marcelo Gomes; Karim Ainouz
Roteiro: Marcelo Gomes; Karim Ainouz; Eduardo Bernardes
A história de José Renato, geólogo, enviado para realizar uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar todo o sertão nordestino. O objetivo de sua pesquisa é avaliar o possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das águas do único rio caudaloso da região. No decorrer da viagem, nos damos conta que há algo de comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o vazio, uma certa sensação de abandono, de isolamento.

Talvez o melhor do filme seja o título.
Logo atrás vem o excelente trabalho de montagem feito pelos diretores, que usaram imagens que inicialmente tinham outra finalidade (um documentário) e construíram uma ficção recheada de sentido.
Evidentemente que tal proposta traz alguns problemas ao filme. Em certos momentos ele é um pouco cansativo. Em outros, a narração do eu-lírico com dor de corno é um pouco piegas.
Mas, a própria extensão da obra - relativamente curta - faz uma dosagem certa, evitando que o filme se torne chato. Pelo contrário, ele é interessante, apesar de não ser nada grandioso.
Vale muito mais pelo experimentalismo na montagem e por sua fotografia. E pelo título, é claro.


Minha nota: 7,3
IMDB:  7,0
ePipoca: 3,8


Sugestão: Mutum

Download:

3 comentários: