terça-feira, 20 de novembro de 2012

295 - Rio, 40 graus (idem) – Brasil (1956)



Direção: Nelson Pereira dos Santos
Roteiro: Nelson Pereira dos Santos
Clássico nacional, um quase documentário sobre o modo de vida dos cariocas. Mostra o Rio de Janeiro pela visão de cinco meninos de rua que vendem amendoim em diferentes pontos da cidade.

Rio, 40 graus é um presente para o Rio de Janeiro.
O filme traz uma representação social e cultural de um tempo “qualquer” da Cidade. Uma espécie de semi-documentário que permite qualquer indivíduo mergulhar na sociedade fluminense de outrora. De ser transportado aonde livro de história nenhum leva.
Rio, 40 graus está para o Rio de Janeiro, assim como Baía de Todos os Santos e A Grande Feira estão para Salvador.
Sem pieguismo e sem muito clichê, Nelson Pereira dos Santos percorre o morro, Copacabana, pontos turísticos, escola de samba e Maracanã, com uma normalidade e naturalidade que foge da ficção simbólica e alcança um realismo naturalista.
Para um carioca ufanista, imagino que essa seja uma obra obrigatória.


Minha Nota: 7,6
IMDB: 7,0
ePipoca: 7,8

Sugestão: Cinco vezes favela

Download:

Torrent + Legenda (zippyshare)

4 comentários:

  1. Valeu pela postagem, estava procurando este filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Fantástico seu blog. Filmes pra gosta de Cinema!...Infelizmente o link de Rio 40 Graus já não está mais disponível. Poderia reativá-lo? Valeu pelas belas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ronam.

      Acabei de testar e o link tá funcionando normalmente. O Rapidshare mudou algumas coisas desde o início dessa semana e acho que isso tem causado eventuais problemas. Sugiro que tente baixar novamente... se aparecer alguma mensagem de erro ou que especifique o problema, me avise que eu tento corrigir.

      abraço

      Excluir