terça-feira, 13 de novembro de 2012

287 - Somos todos diferentes (Taare Zameen Par) – Índia (2007)



Direção: Aamir Khan; Amole Gupte
Roteiro: Amole Gupte
O filme conta a história de uma criança de 9 anos, com déficit de aprendizado. Por conta disso, ele vai mal na escola e é bastante cobrado por seus pais. No entanto, a chegada de um professor substituto vai mudar a forma com que os diretores enxergam o garoto.

Com muitos elementos estilísticos – que em alguns momentos até se tornam um pouco cansativos – o diretor indiano Aamir Khan retrata de forma bastante divertida e emocionante a história de uma criança com déficit de aprendizado, cujas razões são ignoradas por seus pais e diretores das escolas.
É comovente o drama sofrido por ela. Sua deficiência lhe obriga a passar por maus bocados na escola e até mesmo em casa, onde prevalece o carinho, mas as limitações de seus pais o impede de superar tal problema.
É muito difícil o espectador não se sensibilizar com o drama do personagem, sobretudo por saber que tal problema ocorre diariamente, com milhares de pessoas, em diversos lugares do mundo. E, quando é com criança, a comoção é ainda maior.
No entanto, o grande trunfo do diretor foi conseguir fazer com que um filme que teria tudo para ser triste e pra baixo, se tornasse uma obra divertida, alegre e colorida. Claro, a comoção é inevitável, mas o filme consegue ser prazeroso e sem risco de deprimir. Pelo contrário, emociona ao mesmo tempo que faz sorrir.

Um detalhe, conheci esse filme com a tradução de "Como estrelas na Terra", mas como o IMDB e outros sites traduziram para "Somos todos diferentes", optei por seguir a turma.


Minha Nota: 7,9
IMDB: 8,4
ePipoca: 8,7

Sugestão: Nenhum a menos

Download:
Torrent + Legenda (rapidshare)
Torrent + Legenda (zippyshare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário