terça-feira, 13 de novembro de 2012

286 - O edifício Yacoubian (Omaret Yakobean) – Egito (2006)



Direção: Marwan Hamed
Roteiro: Alaa´ Al-Aswany; Wahid Hamid
Um famoso edifício chamado Yacoubian, situado na cidade do Cairo, no Egito, é o cenário para apresentar o cotidiano de diferentes e controversos: uma universitária prostituta, um escritor gay que namora um policial casado, um porteiro viciado em haxixe e um político corrupto.

“Tudo era belo. O País era belo. E o edifício também era bonito. Mas, a revolução marcou o fim da era Pasha. Depois da guerra de 1956, judeus e estrangeiros deixaram o País”.
E entre eles estavam os meus avós e sua filha de apenas 3 anos de idade que, futuramente e no Brasil, viria a ser minha mãe.
Ver O Edifício Yacoubian, pra mim, tem um gosto especial. De uma forma ou de outra, nele está a história de minha família. Que saiu do Egito e veio parar no Brasil. E de minha mãe, que veio parar na Bahia. E de mim, que nasci em Salvador.
O filme conta a história de moradores decadentes, de um edifício decadente, de um país decadente. Tão decadentes quanto Salvador – cujo novo prefeito eleito é a representação do sectarismo em que essa cidade vive.
O edifício Yacoubian foi projetado em cima de uma perspectiva aristocrática, que se construía sobre pilastras de moralismo, glamour e status. Após a guerra, todos esses valores se revelaram tão superficiais, que só o que restou aos seus moradores foi um sobrenome que impõe respeito àqueles que se impressionam com qualquer coisa. Na prática, o passado de status e o próprio edifício valem menos que nada.
O Edifício Yacoubian mostra um Egito cinzento, com tradições questionáveis e um mar de artificialidade e superficialidade banhando os seus moradores.
Mas, tal como em Salvador, tenho certeza que o Egito não é só isso!


Minha Nota: 7,5
IMDB: 7,2
ePipoca: 6,6

Sugestão: Baile de outono

Download:

10 comentários:

  1. Este filme é realmente brilhante! Senssacional! Ja tive a oportunidade de assistir "O edifício Yacoubian" pela TV Cultura, porém vale a pena ter este filme no acêrvo para poder assistir novamente e revêr melhor as cenas e detalhes da trama! Valeu pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi, tenta agora pelo link do zippyshare!
      abraço

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Celia, atualizei. Pode tentar agora.

      Excluir
  4. olá amigos o torrent edif.yacoubian está no bittorrent aqui e baixou 88,5% faz uma semana e parou. queria muito tê-lo inteiro, será que dá para completá-lo? agradeço Assis Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,
      Infelizmente não possuo outro arquivo, nem tenho o arquivo para semear... o ideal é que outras pessoas que tivessem, deixassem semeando para o filme não se perder. Então, acho que não tenho como te ajudar, nesse caso. Vou dar uma pesquisada, pra ver se acho outro arquivo torrent e se encontrar te aviso.
      abraço,
      Az

      Excluir
    2. agradeço muito o que puder fazer; também. se souber onde mais eu pudesse baixar esse filme seria bom gratidão

      Excluir