quarta-feira, 31 de outubro de 2012

269 - A viagem dos comediantes (O Thiasos) – Grécia (1975)



Direção: Theodoros Angelopoulos
Roteiro: Theodoros Angelopoulos
A história se passa na Grécia, entre os anos de 1936 e 1952, quando a ditadura fascista, a repressão e a guerra comandavam a vida das pessoas. Através de uma companhia de atores viajantes, acompanhamos toda tragédia desse turbulento período da História.

Nesse filme, Theo Angelopoulos consegue elevar ao máximo o potencial da imagem, como linguagem primordial no seu cinema. As palavras são importantes, tanto que há retóricas e discursos em que o próprio personagem fala diretamente para a câmera. No entanto, é no poder da imagem que o diretor expressa toda a sua sensibilidade e simbolismo.

Sua câmera é contemplativa e respeita a duração das ações. Da mesma forma que uma palavra não pode ser interrompida antes que termine a frase, Angelopoulos também aguarda que uma seqüência dure até o seu final. É, dessa forma, que a cena aguarda, pacientemente, um homem despir-se, ou o comício passar pela rua; sem cortes, sem interrupção da imagem. É, por isso, também, que o filme possui quase quatro horas de duração.

A Viagem dos Comediantes é uma obra-prima que retrata a Grécia durante a II Guerra Mundial, uma década antes e alguns anos depois. É uma representação histórica que livro nenhum alcança. E é, sobretudo, um exemplo de como o poder das imagens é intrinsecamente ligada à própria arte de se fazer cinema.


Minha Nota: 7,9
IMDB: 7,8
ePipoca: -


Download:
Torrent + Legenda
* Link removido pelo blogger - disponível via email 366filmesdeaz@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário