terça-feira, 23 de outubro de 2012

261 - O ilusionista (De Illusionist) – Holanda (1984)



Direção: Jos Stelling
Roteiro: Freek de Jonge; Jos Stelling
Esse drama, com toques de humor, narra a vida de dois irmãos, que vivem em uma região pacata da Holanda. Um deles sonha com as luzes da ribalta e com a possibilidade de ser um 'show-man'. O outro, deficiente mental, se satisfaz com sua rotinha tranqüila, cômoda, onde possa ser apenas o que é. Sem diálogos, o roteiro exprime com brilhantismo o mundo desses dois irmãos, marcado pelos sussuros, grunhidos e lamentações.

O Ilusionista é, sobretudo, original. Conta a história de uma família circense, arrastada pela amargura da vida e a histeria dos espetáculos. E faz tudo isso sem diálogos, apenas com gritos, gestos e grunhidos.
Os personagens desenvolvem uma interpretação que em alguns momentos se aproxima do clown. De fato, esse filme poder servir de aula para atores, de como estimular a sensibilidade e tornar-se capaz de comunicar apenas com os movimentos de face e corpo.
Pode até ser um pouco cansativo, mas o diretor consegue dar o seu recado a partir de uma estética que traduz imagens em história, gestos em palavras, ações em sentimentos. E a relação dos dois irmãos é, indiscutivelmente, belíssima e comovente.


Minha Nota: 7,3
IMDB: 6,8
ePipoca: 8,0

Sugestão: O Jardim

Download:
Torrent + Legenda
* Link removido pelo blogger - disponível via email 366filmesdeaz@gmail.com

8 comentários:

  1. A legenda em pt para esse filme não veio junto com o torrent. Vc teria a gentileza de postá-la? Gratíssima e tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Na verdade, o filme não possui legenda. Basicamente não existem diálogos, já que os personagens interagem com sussurros e grunhidos (um dos personagens possui problemas mentais e não se utiliza da fala). A falta de diálogos faz parte da proposta do filme.
      E não se assuste, mesmo sem diálogos ele é bastante interessante.
      abraço

      Excluir
  2. Obrigada pela preciosa informação AZ,já baixei o filme e assim q puder vou assistir e tenho certezxa q vou gostar. Quero aproveitar para lhe parabenizar pelo acervo de qualidade. Tenha um bom final de semana. Um abraço. Edy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edy. Eu que agradeço pela visita!
      abraço

      Excluir
  3. olá,AZ,adorei encontrar este seu blog. Gostaria de fazer um comentário e um pedido, permita-me:
    o comentário: não é que no filme não haja diálogo, há sim, o que não há é ele se manifestando em língua compreensível. O Jos Stelling é mais um que nos prova que, quando os humanos, na sua condição mais essencial de comunicação as línguas não são uma fronteira, um elemento impeditivo para se comunicarem e, mais: se compreenderem. Claro que esta obra fala de muito mais que isso, mas é um elemento muito forte no filme, e brilhantemente trabalhado.
    o pedido: veja se também consegue e disponibiliza aqui um outro filme bárbaro do Jos, chama-se O Homem da Linha você já assistiu a este?
    Um abraço e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rog, eu que lhe agradeço pela visita e o comentário. Desculpe a derrapada, mas de fato o diálogo que eu quis dizer se referia ao "manifestado em língua portuguesa". Aliás, um dos grandes pontos do filme é justamente isso, a capacidade dos seres humanos de comunicaram, mesmo sem o uso das palavras.

      Não assisti Homem da Linha. Mas tenho ele aqui, se quiser posso de passar. Me manda um e-mail 366filmesdeaz@gmail.com que eu te retorno com o filme.

      Abraço
      Az

      Excluir
  4. Se você gostou deste filme que eu recomendo ver Leonardo Sbaraglia O Hipnotizador , funciona muito bem eo enredo é muito interessante, eu espero que vocês gostem tanto quanto Eu gostei deste filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Andrea! Não conhecia esse filme. Vou conferir.
      obrigado pela dica.
      abraço,
      Az

      Excluir