segunda-feira, 22 de outubro de 2012

259 - O profeta (Um prophète) – França (2009)



Direção: Jacques Audiard
Roteiro: Jacques Audiard; Thomas Bidegain; Abdel Raouf Dafri; Nicolas Peufaillit
Condenado a seis anos de prisão, Malik tem 19 anos de idade e não sabe ler nem escrever. Ao chegar ao cárcere, é coagido pelo líder do bando que domina a prisão, e se vê obrigado a cumprir uma série de "serviços" para assim ganhar força e conquistar a confiança de todos. Mas o rapaz é mais valente do que parece, aprende rápido suas tarefas e logo se atreve a elaborar seus próprios planos e métodos.

O filme mais parece ter saído de algum desses seriados estadunidenses, tipo Prison Break, ou coisa parecida. Aliás, se seguisse o formato de seriado, poderia ser um grande sucesso na TV.
Mas, como filme, lhe falta ritmo.
A história trata de um personagem que vai parar num presídio e, durante os anos preso, vai crescendo dentro da cadeia e se envolvendo com diversos tipos de grupos que comandam a quebrada.
O problema principal é que não há problema. O roteiro segue uma linearidade que incomoda. Quando você pensa “pô, e aí, não vai acontecer nada de novo?”, aí seria o momento do filme surpreender o espectador com um ponto de virada que provocasse algum conflito no personagem. Mas, isso não ocorre.
De qualquer forma, o O Profeta tem suas virtudes. A primeira metade é bastante interessante. Além do que, alguns detalhes dão um toque a mais de originalidade, fazendo com que o filme vá além da simplicidade e alcance alguns elementos bem autorais.


Minha nota: 7,3
IMDB:  8,0
ePipoca: 8,3


Download:
Torrent + Legenda
* Link removido pelo blogger - disponível via email 366filmesdeaz@gmail.com

3 comentários:

  1. Os grandes acertos do diretor é não apelar para a violência exagerada, fato comum nas produções sobre presídio e também não deixar a dúvida se o jovem Malik era ou não culpado quando foi preso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Disponibilizei outro link, do uploading...

      Excluir