quarta-feira, 10 de outubro de 2012

244 - O Sol (Solntse) – Rússia (2005)



Direção: Aleksandr Sokurov
Roteiro: Yuri Arabov; Jeremy Noble
Terceira parte da trilogia realizada por Aleksandr Sokurov, seguindo "Moloch" e "Taurus". Aqui o diretor foca suas lentes na derrota do Japão na Segunda Guerra e no imperador japonês Hirohito, quando finalmente ele é confrontado pelo general Douglas MacArthur. Este oferece ao imperador a chance de aceitar a derrota de forma diplomática a fim de que ele e seu povo sobrevivam.

O Sol retrata os últimos momentos do imperador japonês Hiroíto, antes de render-se ao exército dos EUA, nos instantes finais da Segunda Guerra Mundial.
Tal como em A Queda, que representava as últimas horas de Hitler, o filme do russo Sokurov busca a humanização de um personagem que existiu, a partir da dramatização de sua intimidade e deus sentimentos.
O filme é lento, lento, lento... Tem horas que dá vontade de dar um empurrãozinho, para ver se ele pega no tranco. Mas, a história é interessante, sobretudo pela representação proposta. Talvez nunca ninguém saiba como foram as últimas horas antes de Hiroíto se render. Mas, se foi como aparece no filme, certamente foi um momento bastante curioso.


Minha Nota: 6,7
IMDB: 7,4
ePipoca: 4,9

Sugestão: A grande ilusão

Download:
Torrent + Legenda
* Link removido pelo blogger - disponível via email 366filmesdeaz@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário