terça-feira, 25 de setembro de 2012

227 - Italiano para principiantes (Italiensk for begyndere) – Dinamarca (2000)



Direção: Lone Scherfig
Roteiro: Lone Scherfig
Sete pessoas solitárias se encontram em um curso para principiantes de italiano. No local, romances e amor mexem com suas vidas.

Italiano para principiantes é mais uma ótima produção do Dogma 95.
Apesar de eu não ser fã do movimento, nem achar lá grandes coisas as regras instituídas para a sua produção, reconheço que os filmes produzidos costumam ser bons.
No caso do filme de Lone Sherfig, o que mais tem de original é o bom humor, em alguns momentos até clichê, algo pouco comum nos dramas pesados do Dogma 95. Mas, antes que alguém caia na armadilha da maioria das classificações feitas ao filme, que lhe encaixa no gênero de “comédia”, é importante ressaltar que mesmo divertido, a obra é carregada de drama. São diversos os conflitos pessoais e familiares que intranqüilizam a vida de todos os personagens.
Alguns fatos são extremamente relativizados, sobretudo porque servem para o bem e para o mal. A morte, por exemplo, traz uma dor constante aos pastores, mas, ao mesmo tempo, tira uma peso das irmãs que viviam oprimidas e angustiadas pela decadência física e comportamental de seus pais. Já o sexo, é um tormento para o personagem que é impotente e, no entanto, é a solução para a cabeleireira e o estressadinho.
Ainda com todos esses dramas, problemas e soluções, os personagens vão se desemaranhando e, aos poucos, construindo o seus pares, resultando em um final leve, clichê, e con un bellissimo paesaggio italiano, per le strade di Venezia.


Minha Nota: 7,9
IMDB: 7,1
ePipoca: 3,8


Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário