sábado, 22 de setembro de 2012

225 - Nu (Naked) – Inglaterra (1993)



Direção: Mike Leigh
Roteiro: Mike Leigh
Johnny é frio, cínico e imoral - mas simultaneamente interessado e apaixonado. Retórico retorcido, ele põe sistematicamente a nu as contradições do pensamento, traz ao de cima as falsas aparências da felicidade, faz nascer na dor a profunda miséria e a real angústia dos homens que construiram para si próprios filosofias de pacotilha e paraísos de fingimento nos quais fingem acreditar.

Recorrendo a personagens insanos, Nu retrata uma sociedade cada vez mais vazia e... insana! O personagem principal, Johny, percorre o submundo londrino passando por situações inusitadas, amplificadas por personagens decadentes e loucos. É uma espécie de Alice, só que no país das desgraças.
Johny, igualmente louco e decadente, tem uma certa áurea angelical. Não um anjo bonzinho e com asas, mas uma espécie de ser que possui uma ligação cósmica com o abstrato e o pós-mundo. Por diversas vezes ele questiona sobre o provável fim de mundo que, segundo ele, já estaria marcado para ocorrer em 1999. Como um anjo, ele espia a humanidade, como se estivesse além dela, tocando-a, mas sem ser afetado por ela. E aos que ele encontra pelo caminho, oferece muito mais desprezo do que redenção. Os empurra ainda mais para baixo, ao invés de dar a mão. E, curiosamente, tal atitude gera um efeito positivo na vida das pessoas que, inevitavelmente, são obrigadas a reagir. A reação contraposta à apatia de suas vidas e que lhes permitir refletir sobre si e sair da estagnação, por mais dolorosa e desafiadora que seja essa situação.
 Nu é um filme indigesto. A narrativa insana e algumas seqüencias violentas (o filme já começa com um estupro) podem afastar boa parte dos espectadores. No entanto, quem assiste atentamente até o fim ou, ao menos, acompanha a discussão existencial entre Johny e o segurança (seqüencia que vale o filme) certamente sofrerá algum tipo de impacto, pois dificilmente é possível passar batido por todo o turbilhão filosófico que o filme nos coloca.


Minha Nota: 7,7
IMDB: 7,9
ePipoca: -


Download:

Torrent + Legenda (zippyshare)

4 comentários:

  1. Existe legenda em português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a legenda disponibilizada está em português.

      Excluir
  2. O filme está rodando para mim só com legenda em inglês. Coloquei até em ativar legendas em português, selecionei a legenda junto com o arquivo, mas só vai em inglês. O que fazer para assistir com a legenda em portugues?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. O arquivo da legenda tem que estar na mesma pasta do arquivo do filme, e com o mesmo nome. Pra garantir, exclua o arquivo da legenda em inglês e deixe só a da legenda em português na pasta.

      Excluir