quinta-feira, 20 de setembro de 2012

224 - A Aventura (L´avventura) – Itália (1960)



Direção: Michelangelo Antonioni
Roteiro: Michelangelo Antonioni; Elio Bartolini; Tonino Guerra
Um grupo de amigos ricos está em um cruzeiro, quando uma das integrantes desaparece misteriosamente. Enquanto seu namorado e sua melhor amiga a procuram pela, eles começam a ter um caso. Filme que abre a trilogia da incomunicabilidade.

A Aventura, um dos filmes mais consagrados de Antonioni, traça um perfil da burguesia italiana.
Tudo se dá a partir do desaparecimento da personagem Anna, que durante um passeio com casais de namorados, simplesmente some. Não se sabe se ela se acidentou ou aprontou alguma peça para chamar a atenção dos amigos.
Mas, durante o desenrolar do filme, descobrir o que aconteceu com ela pouco vai importando.
O que Antonioni traz de relevante é a reação dos personagens que a acompanhavam durante o passeio na ilha. Desespero? Aflição? Esforços? Que nada! O que se tem é a indiferença, como se o desaparecimento de uma pessoa aparentemente querida pouco importasse. O que realmente importa são as conversas banais, as festas, o sexo.
Anna, coitada, poderia estar precisando de seus amigos, mas eles não estavam nem aí.
É com essa representação, até improvável, que o diretor pincela os valores da burguesia de seu tempo: fútil, mesquinha, insensível, entediada e apática.


Minha Nota: 7,2
IMDB: 7,9
ePipoca: 6,0

Sugestão: Procurando Elly

Download:

3 comentários:

  1. sugestão interessante! ainda não vi, mas vou procurar já um jeito de ver! gostei de ter achado seu blog. sou voluntária num cineclube aqui na minha cidade e sempre debatemos os filmes e seus diretores, ao final de cada exibição. ficarei de olho nas suas dicas! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, valeu pela visita e pelo comentário. Tem muito filme bom que já passou por aqui... precisando de alguma sugestão, é só falar. De que cidade você é?

      Anônimo, valeu pela sugestão. Ainda não vi La Notte, vou deixar aqui anotado nas minhas listas.

      abraços!

      Excluir
  2. Excelente filme. Só que dá um vazio no final. Recomendo outro filme muito bom chamado La Notte ( 1961) que achei o máximo.

    ResponderExcluir