terça-feira, 28 de agosto de 2012

200 - A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora) – Alemanha (1929)



Direção: Georg Wilhelm Pabst
Roteiro: Frank Wedekind; Ladislaus Vajda
Em Berlim, um rico dono de um jornal se apaixona por uma bela dançarina, resultando em uma série de conseqüências preocupantes na vida do casal e de quem o cercam.

Nesse clássico alemão, o mito grego de Pandora é representado através de um drama, carregado de crimes, fugas e “muito erotismo” – pela menos para a época, que o censurou.
Há quem diga que Zeus enviou Pandora (a primeira mulher) à Terra e ela casou-se com Epimeteu, que estava encarregado de criar todas as criaturas do mundo.  Ela, após seduzi-lo (existem várias versões) abriu uma caixa que Zeus havia lhe ordenado para guardar e que continha diversos males do mundo: doenças, dores, inveja, medos, etc. Tudo isso se dissipou pelo planeta, contaminando as criaturas que estavam sendo construídas por ele, inclusive o ser humano. Antes, porém, Pandora fechou a caixa e armazenou um último elemento: a esperança.
Séculos depois, os cristãos criaram um mito semelhante: do homem, foi criada a primeira mulher, Eva. Esta a seduziu e, juntos, comeram o fruto proibido, sendo expulsos do paraíso, onde privaram a humanidade da perfeição, sendo condenados a viver em um mundo cheio de pecados e males.
O curioso é que os dois mitos partem de uma perspectiva machista – provavelmente por terem sido escritas por homens. Em ambos os casos, a justificativa para a “imperfeição” do mundo se atribui a erros cometidos pela mulher, onde o homem, coitado, se cometeu algum equívoco foi devido ao fato de ter sido seduzido pela dita cuja. Em outras palavras, se hoje o seu vizinho lhe inveja, seu avô morreu de câncer ou você é egoísta, a culpa é da mulher. Foi ela quem se valeu de seus dotes para seduzir o inocente homem e, desta forma, espalhar a imperfeição no mundo.
A culpa é de Eva que seduziu Adão e traiu a Deus.
A culpa é de Pandora que seduziu Epimeteu e traiu a Zeus.
Sempre elas! Malditas!


Minha nota: 7,1
IMDB:  7,9
ePipoca: 8,0

Sugestão: Ouro e Maldição

Download:

2 comentários:

  1. Obrigado! Queria muito assistir esse filme.Considero a Loise Brooks uma das mulheres mais sensuais do cinema. Não esperava encontrar esse filme no blog.Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. :) Realmente, a Loise é demais e tá ótima nessa filme! Obrigado pela visita e comentário.
    abraço

    ResponderExcluir