quarta-feira, 15 de agosto de 2012

187 - Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre) – Espanha (1999)



Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Na noite em que seu filho morre em um acidente, Manuela lê as últimas linhas que ele havia escrito, e que falavam do desejo que tinha de conhecer seu pai. A mulher decide ir a Barcelona, em busca do pai biológico do filho, um travesti que sequer sabe tê-la engravidado uma noite, 18 anos antes.

As cores, os personagens atípicos, as situações inusitadas e as referências dão um toque especial aos filmes de Almodóvar.
Tudo sobre minha mãe é recheado desses elementos, tratando de uma forma peculiar a relação entre vida e morte. E sobretudo a vida após a morte.
A continuidade da sobrevivência, após o drama da perda.
É a mãe que perde o filho, que renasce na vida de outra pessoa. É o homem que mata sua masculinidade e fazer nascer uma mulher. É, portanto, a experiência humana diante das inevitáveis perdas que atingem o seu caminho, seja das coisas que se abre mão ou das que a própria vida se encarrega de tirar.
Mas, convenhamos, em alguns momentos Almodóvar tem uma forte pegada de novela mexicana - o que não chega a tirar o mérito desse que é considerado um de seus melhores filmes.


Minha Nota: 7,8
IMDB: 7,9
ePipoca: 9,8

Sugestão: A Pele que Habito

Download:

4 comentários:

  1. "As cores, os personagens atípicos, as situações inusitadas e as referências dão um toque especial aos filmes de Almodóvar."

    O primeiro parágrafo do seu texto foi perfeito.

    Adoro o estilo do diretor. Esse é um dos meus prediletos dele.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de carteirinha do cinema de Almodóvar e Tudo Sobre Minha Mãe é o meu filme preferido do cineasta.

    Visite também: http://peliculacriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É o meu favorito também, acho o roteiro de uma sensibilidade tamanha, que não permite que fiquemos imune à enorme quantidade de sentimentos que parecem eclodir da tela. Sem contar que é um filme esteticamente belíssimo, uma obra prima!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por compartilhar!!!
    Bernardo

    ResponderExcluir