terça-feira, 7 de agosto de 2012

180 - O homem de ferro (Czlowiek z zelaza) – Polônia (1981)



Direção: Andrzej Wajda´s
Roteiro: Aleksander Scibor-Rylski
Contundente drama investigativo em torno da greve do sindicato Solidariedade, na Polônia. Na Varsóvia dos anos 1980, o partido da situação manda um alcoólatra para perseguir um grupo de trabalhadores em greve, especialmente um homem cujo pai foi morto durante protestos trabalhistas.

Um homem de origem pobre, que trabalhou como mecânico de automóveis e eletricista, quando começou a participar de movimentos de resistência ao regime político ditatorial e repressivo, se juntando ao sindicato e, mesmo perseguido, liderou greves reivindicando melhores condições para os trabalhadores, até, enfim, ser eleito presidente do seu país.
É óbvio que estou falando de Lech Walesa!
Esse polonês foi uma figura importantíssima para a história política da Polônia. No começo da década de 1980, ele foi um dos líderes do movimento grevista iniciado no estaleiro de Gdansk e que originou o Sindicato Solidariedade, responsável não só por lutar por causas trabalhistas, mas pelas conquistas políticas que permitiram uma maior abertura rumo à democracia polonesa.
O Homem de Ferro não conta a vida de Lech Walesa, mas retrata aquele acontecimento nos estaleiros da Polônia e a atuação dos sindicalistas.
A história é bastante interessante, sobretudo porque o filme foi produzido em 1981, período em que a Lei Marcial tornou ilegal o sindicato e aumentou sua repressão. No entanto, tecnicamente a obra é fraca, pois se apega muito ao documental, desprezando a força artística das imagens e permitindo que a fala, os depoimentos e a “contação” de histórias predominem. O documentário acaba se tornando mais importante do que a ficção, tanto que o próprio personagem principal não tem relevância nenhuma na trama, pois o que realmente importa é a representação da história verídica.
Se fosse um documentário, o filme seria mais interessante. No entanto, a história, baseado em um fato importante da política polonesa, faz ele valer à pena.


Minha Nota: 6,6
IMDB: 7,5
ePipoca: 4,0


Download:

3 comentários:

  1. Link quebrado. Uma pena. Tem como postar novamente?
    Excelente página. Uma das melhores.
    Grato.
    Eloi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elói, obrigado!
      Atualizei o link.
      abraço
      Az

      Excluir
  2. Muitíssimo obrigado.
    Abraços e continue nos presenteando com tuas belas postagens.
    Eloi.

    ResponderExcluir