quarta-feira, 1 de agosto de 2012

176 - O Porco Espinho (Le Hérisson) – França (2009)



Direção: Mona Achache
Roteiro: Mona Achache
Paloma está profundamente entediada e, por isso, decidiu se matar no seu décimo segundo aniversário. Fascinada por arte e filosofia, ela interroga e documenta a sua vida e a de pessoas próximas, desenhando observações muitas vezes hilárias no mundo em seu entorno. Paloma finalmente encontra, na zeladora amuada de seu edifício e em um vizinho enigmático e elegante, um espaço para interrogar sua perspectiva bastante pessimista da vida.

Alguns filmes chamam a atenção pela simplicidade e por provar que boas idéias podem superar dificuldades de produção. O Porco Espinho é praticamente rodado em uma só locação – um prédio e três apartamentos. A qualidade de imagem não é excelente, no entanto, o filme se sustenta no seu bom argumento, sobretudo na proposta apresentada logo no começo.
Porém, o seu roteiro acaba se perdendo ao longo do caminho. Personagem vai, personagem vem, o que era importante passa a ser secundário, e alguns elementos do enredo deixam de ser explorados como deveriam.
Apesar de algumas deficientes, o filme encanta pela delicadeza, maturidade e, sobretudo, bom humor sobre o tema abordado: a morte. Algumas sacadas da personagem mirim também são bem interessantes, além de alguns recursos gráficos utilizados, que dão um tom a mais ao filme.


Minha Nota: 7,4
IMDB: 7,2
ePipoca: -

Sugestão: O Pequeno Nicolau

Download:

Um comentário:

  1. Eu vi esse filme e gostei, mas a sensação de que poderia ter sido melhor foi mais forte, principalmente depois de comparar o filme com o livro (um dos melhores que li este ano). Se puder, leia o livro. Aposto que vai gostar.
    bjo

    ResponderExcluir