domingo, 22 de julho de 2012

168 - A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole) – EUA (1951)




Direção: Billy Wilder
Roteiro: Victor Desny; Walter Newman; Lesser Samuels; Billy Wilder
Repórter em decadência fareja um grande assunto quando homem fica preso numa mina por acidente. Com a cumplicidade do xerife e da mulher da vítima, explora o fato, revive seus tempos de glória e influência no jornalismo, mas não parece muito disposto a salvar a vida da vítima.

Há mais de 50 anos, muitos devem ter se surpreendido com a capacidade humana de explorar midiaticamente a miséria humana, em troca de uma matéria exclusiva, de uma reportagem de grande visibilidade, de uma promoção de cargo, de dinheiro, ou de uma eleição política. Apesar de que esse tipo de acontecimento sempre ocorreu, mesmo antes da Montanha dos Sete Abutres.

O que entristece é ver que as coisas não mudaram muito de lá para cá. O Brasil ainda não regulamentou a imprensa e por isso o Estado e a sociedade sofrem na mão das ultrapoderosas famílias que controlam o que a população vai saber e de que forma saberá.

É por esse indiscriminado poder na mão de poucos, que ainda temos que ver bicheirospautando matérias em revistas de grande circulação, apresentador mandando matar para obter exclusivas, repórter se sobrepondo à lei e humilhando presidiários e tantas outras práticas cometidas por esses abutres.

É a lógica do “eu não prendi ele na montanha, mas já que ele tá lá, vamos explorar e tirar vantagem disso”. Não é à toa, o nosso mundo virou um verdadeiro circo. Tudo vira reportagem. E quanto mais bizarro ou miserável, mais projeção se dá ao caso. Nunca por um viés humanista ou solidário, mas por um oportunismo barato e um sensacionalismo mesquinho. Tudo vira espetáculo nas capas dos jornais.

A Montanha é um filme obrigatório para qualquer estudante de comunicação, sobretudo jornalistas. Pode não ajudar muito, até porque quem manda na notícia não é o jornalista, mas é o dono doveículo. No entanto, serve para sensibilizar e nos fazer lembrar que deveria existir ética nessa profissão.


Minha Nota: 8,1
IMDB: 8,2
ePipoca: 7,9

Sugestão: Cidadão Kane

Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário