terça-feira, 31 de julho de 2012

174 - Tetro (Tetro) – Estados Unidos (2009)



Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola; Mauricio Kartun
Escritor que rompeu os laços com seu pai vive em exílio na Argentina. Bennie, seu irmão de 18 anos, parte para encontrá-lo em Buenos Aires para tentar descobrir os segredos mais escondidos da família.

Certamente Coppola vai ser eternizado como “o diretor de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now”. Mas, além das superproduções, ele consegue manter o preciosismo em obras mais modestas.
É o caso de Tetro, um filme “despretensioso”, de baixo orçamento, mas que prima pela bela fotografia e um roteiro que prende o espectador do início ao fim. Apesar dos 15 minutos de finais, onde há um excesso de informações e muita coisa acontece de forma corrida, o roteiro é muito bem elaborado. Enquanto desenvolve um drama familiar, ele instiga o espectador justamente pela escassez de informações, que vão pouco a pouco sendo apresentadas e, desta forma, permitindo conhecer melhor os personagens.
Segundo o diretor, Tetro é um filme baseado na sua própria história familiar, em que ele demorou cerca de quatro meses para escrevê-lo e dois para filmar. Essas e outras informações ele cita na entrevista com Jô Soares, na época de seu lançamento. A entrevista é uma das piores que eu já vi no Programa do Jô – parece que o entrevistador acordou de ressaca e foi lá, apresentador o programa. No entanto, as falas de Coppola são interessantes. Para ver a entrevista, clique aqui.


Minha Nota: 8,1
IMDB: 6,9
ePipoca: 8,6

Sugestão: Um lugar qualquer

Download:

Um comentário: